sábado, 3 de maio de 2008

The Wet Side of the Moon

Resolvi começar a fazer uma colectânea com as melhores fotos submarinas que tirei. Depois de ler o Imersus (ver aqui) fiquei com vontade de mostrar as minhas fotos, embora tenha a certeza que não chego aos calcanhares do Miguel e nem seja para mim um objectivo ombrear com o seu trabalho, no entanto senti-me impelido a partilhar as melhores imagens que faço quando mergulho. Algumas até é possível que tenha publicado já, outras serão inéditas, algumas delas serão tal e qual a câmara registou outras serão alvo de uns retoques a fim de melhorá-las.

Como publicá-las todas de uma vez seria enfadonho, irei colocar no máximo 5 de cada vez. Vou seguir uma ordem cronológica, tentarei sempre que possível acompanhá-las por um texto que será inspirado por elas e uma recomendação musical, que deverá constar na playlist. Criei uma label exclusiva para estes posts The Wet Side of the Moon, permitindo que sejam mais facilmente localizáveis.

Estas 3 foram tiradas em Sesimbra nos dias 22 de Abril e 14 de Maio de 2006. A banda sonora recomendada é Depeche Mode - Precious (posição 9).

O que é precioso é frágil e muitas vezes invisível para aqueles que têm pressa, cuja vida é constantemente regida pelo relógio, para aqueles que vêem o mundo por entre os ponteiros.

Por vezes é necessário deixarmos o relógio na mesa de cabeceira e olharmos para o que nos rodeia calmamente. Só assim é possível apreciarmos a vida, vivermos e não sermos apenas mais uma peça de um qualquer relógio.


Preciosos são também todos os segundos que passo debaixo de água, todas as imagens que aí passam pela minha retina, gostava de guardá-las todas e poder mostrá-las ao mundo, de poder revivê-las vezes sem conta. A graciosidade de um Caboz laranja e de cabeça preta, o aspecto floral de um Espirógrafo ondulando com a corrente como se tratasse de um girassol açoitado pelo vento por entre a poeira que se eleva em espirais.

Dou por mim sonhando sentir-me na imponderabilidade submarina, contemplando a preciosa delicadeza daquele Espirógrafo. O Caboz laranja com a cabeça preta pergunta-lhe se sabe que ser estranho que liberta umas bolhas de ar e carrega estranhos objectos às costas é aquele que está ali a observá-los. Ele responde que é um daqueles que vivem à superfície olhando para umas coisas esquisitas com uns ponteiros que transportam nos pulsos.


Fiquem Bem, no Lado Escuro da Lua!

6 comentários:

  1. Ombrear com quem?... As fotos estão lindas! E o texto que as acompanha também, pois com certeza!... Reproduzes muito bem a tranquilidade da vida submarina, que não será certamente tão calma assim, mas para aquele que vai ali, cheio de coisas esquisitas às costas e a soltar bolhinhas de ar, é...
    Um dia destes, devias pensar em escrever (já agora, tipo discos pedidos...) "o diário de um Caboz laranja com cabeça preta"...

    ResponderEliminar
  2. Lélé - Obrigado pelo comentário e pela sugestão, por acaso depois de escrever este texto fiquei a pensar se não deveria ter dado um maior protagonismo ao Caboz, de qualquer modo fica registado e um destes dias irei colocar aqui esse diário.

    ResponderEliminar
  3. Belas fotos sim senhor . . . gostei! :)

    obrigado pelas visitas e até breve . ..

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/5/08 11:22

    Conjugação perfeita, a música completa a imagem. Música e imagens preciosas. Por momentos somos transportados harmoniosamente para o mundo subaquático e deixamo-nos levar pelo embalo dos movimentos do mar...as visitas a este blog são(a maior parte das vezes) muito apaziguadoras. Que a paz esteja contigo. Obrigada pela tranquilidade que nos passas.

    Alexinblue

    ResponderEliminar
  5. Afonso - Obrigado pelo elogio, a seu tempo serão publicadas outras, vai aparecendo.

    ResponderEliminar
  6. Alexinblue - Pena que essas sensações não sejam o reflexo do meu espírito, mas apenas o produto de momentos de comunhão com aquilo que AMO.

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui