segunda-feira, 21 de abril de 2008

Imersus


É o título do Livro de Miguel Helfrich que comprei neste sábado, e que já li por várias vezes. Quer dizer ler não é bem o verbo correcto, será mais contemplar.

Em 1º lugar uma palavra sobre o Miguel, é daquelas pessoas que nos põem tão à vontade que se fica com a sensação de que o conhecemos já há muitos anos. Sendo alguém cujo nome não precisa de qualquer apresentação junto às comunidades de mergulho e de fotografia, é no entanto alguém muito acessível e afável, notando-se imediatamente a sua outra paixão que é ensinar, partilhar os conhecimentos.

Pois o Miguel levou-me a passear pelo mundo, mergulhamos nas Bahamas, nos Açores, em Portugal, no Mar Vermelho,em Bali, em Sulawesi e por fim em Timor. Mostrou-me a delicadeza dos corais, a força e beleza dos Tubarões, dezenas de espécies de peixes multicolores, mostrou-me texturas que nunca esperaria ver debaixo de água, Medusas transparentes, cores impossíveis. Mostrou-me a grandeza do infinitamente pequeno, assim como a delicadeza do imensamente grande. Com ele aprendi que existem outros mares dentro do mar, que a verdadeira grandeza muitas vezes é invisível a olho nu.

Vi os pólipos do coral desenhando estrelas e espirais, vi texturas na pele dos peixes que nunca me tinha ocorrido que podessem existir. Vi paisagens submarinas que me fizeram perder o fôlego. Vi nudibrânquios multicoloridos e as suas posturas lembrando espirais de neve. Vi cardumes prateados que lembravam um luar espelhado no mar. Vi dragões e Fanecas, Vejas e Tartarugas, Lagostas e Espirógrafos. Vi tudo isto como se tivesse visto pela primeira vez.

Que mais poderei dizer, apenas que fiz todos esses mergulhos já por várias vezes, umas enquanto viro placidamente as páginas de Imersus, outras depois de adormecer. Às vezes encontro ninfas outros vejo-me lá só a absorver cada pixel, cada cor. Que melhor homenagem poderei eu fazer senão dizer que é para mim uma versão em livro do Atlantis. Realmente a não perder.

Fiquem Imersus no Lado Escuro da Lua!

1 comentário:

  1. Depois de palavras tão agradaveis, tenho mesmo que escrever uma dedicatória no seu livro.
    Agradeço que me contacte para o:
    963086494

    Um abraço
    Miguel Helfrich

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui