sexta-feira, 10 de julho de 2009

No teu deserto


Já faz muito tempo que não lia um livro em menos de 24 horas. Aconteceu com “No teu deserto” de Miguel Sousa Tavares. É certo que o livro não é grande, tem as letras bem dimensionadas, mas lê-se num ápice, cativa-nos, prende-nos e depois acaba-se, deixando imediatamente saudades.


É um livro relatado na primeira pessoa, mostrando uma faceta de MST que poucos conhecem, apenas os mais íntimos ou, no meu caso, frequentou o mesmo bar de Lagos e na mesa do lado observou e ouviu por várias vezes o Miguel em contraponto, mas não em oposição, com o Miguel Sousa Tavares que vemos na TV.


O deserto é mesmo assim, muda uma pessoa, transforma-a. Uma viagem ao deserto é uma viagem de ida, quem de lá regressa já não é a mesma pessoa que partiu, essa morre lá invariavelmente. Enquanto o li regressei lá, senti os seus cheiros, os seus calores, os seus frios. Lembrei-me das suas estranhezas e da sua extrema beleza, árida, seca, deserta, selvagem. Admito que quem não tiver vivido essa experiencia possa não ter uma sensação tão intensa quanto a minha, pois o livro não relata propriamente a viagem, centra-se numa relação de 2 pessoas em que o deserto se entranha, mistura, condiciona, numa relação impossível de acontecer fora do deserto. De facto este livro não conta uma história, mas sim 5 histórias: a dele, a da Cláudia, a de ambos, a da viagem e a deles no deserto. Tudo usando as mesmas frases, as mesmas palavras.


Um dos mais belos livros que já li!


Fiquem Bem no Lado Escuro do Deserto!

11 comentários:

  1. Subscrevo tudo o que disse!
    E neste momento "No teu deserto" está no topo dos meus livros preferidos, ainda nenhum se igualou à belíssima escrita deste. Não há duvida de que nos aquece o coração. Uma bela história mas triste.

    ResponderEliminar
  2. Rita - Em primeiro lugar quero dar as boas vindas ao cantinho dos comentários.

    Em relação ao livro, só posso dizer que ficou cá, preencheu-me a alma como, arriscava-me a dizer nenhum outro o fez até hoje.

    Pode ser triste, talvez por isso, se entranhou tanto na minha alma. Mas é belo, profundamente belo, tremendamente belo.

    ResponderEliminar
  3. Nitrox, já agora o que achou dos excertos em que é a visão da Cláudia que nos é dada a conhecer?

    ResponderEliminar
  4. Ainda não li esse livro, mas fiquei com vontade, depois nesta época sabem bem um livrinho na praia.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. convenceste-me vou comprar este fim de semana, estou certa que gostarei

    jinho

    ResponderEliminar
  6. Rita - Pensei bastante sobre isso, ainda mais depois de ler o teu comentário. Acho que se trata de uma forma de auto-retrato, mantendo a filosofia intimista do livro. Certo, certo é que me agarrou até à última página e está a convidar-me para o reler.

    ResponderEliminar
  7. Multiolhares e gabrielle - Vão ver que vale a pena, ainda hoje depois de já quase ter passado um mundo desde que o acabei de ler continuo a ver as imagens que ele me trouxe (repito, talvez por ter lá estado). Ao ponto de me ter feito adiar o início da leitura de outro que me despertou uma grande expectativa "O Sal na Terra".

    ResponderEliminar
  8. Estou à espera que mo emprestes!!!!

    :-)

    Voltarei aqui sempre que tenha um bocadinho

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Xana - O prometido é devido.

    ResponderEliminar
  10. "Atão" vá! I'm keep on waiting! daqui a nada estou de férias!!!

    Jinho molengão!

    :-)

    ResponderEliminar
  11. Olá

    deve ser belissimo o livro..

    «Desperta, lava de luz o teu rosto.
    Canta baixinho uma canção,
    que afaste a tristeza e o medo.»

    bjhs

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui