domingo, 14 de junho de 2009

A proa do River

música: Sweet, Sweet Rain - Gene Loves Jezebel

Havia de facto uma razão para estar
particularmente eufórico por ir mergulhar, parecia que adivinhava...


Em termos técnicos:
Tempo de fundo : 27'
Profundidade Max. : 27,9 m
Grupo pressão : P
Temperatura água :15º
Temperatura ar : 29º
Visibilidade : 15 m
Gás : Nitrox32
Alarmes : RBT, slow

Resumindo, foi o melhor mergulho da minha vida!
Ontem eram 4:00 ainda acompanhava as 24h de Le Mans, hoje eram 8:00 quando me levantei com a intenção de ir mergulhar, 1ª constatação um céu de chumbo, 2ª uma carga de água pelo caminho que parecia um dilúvio, mas chegado lá abaixo uma visibilidade estonteante


Descemos direitos até atingirmos o casco do River a 23.8 m de profundidade, cumpridas as verificações da ordem (controlo de flutuabilidade, câmara, flash, etc) descemos para o fundo a 26 m.


A dar-nos as boas vindas estava um cardume de Sargos Veado de grandes dimensões, olhando à nossa volta distinguia-se perfeitamente a proa do River, sendo particularmente conspícuo o bolbo da proa.

Nunca tinha tido a oportunidade de observar um naufrágio de uma forma tão abrangente, infelizmente a luz não estava a querer colaborar e impediu uma foto de todo o conjunto.


Diversos rascassos andavam por lá de tal forma dissimulados que o Pedro por 2 vezes ia pousando a mão num.

É um peixe que muda o tom de acordo com a cor do fundo, como os camaleões, mas a sua picada deixa um membro dormente por um dia inteiro.


Continuamos a inspeccionar a proa deste cargueiro, cruzando-nos com mais sargos de enorme dimensão.

Aproveitamos para fazer algumas fotos "artísticas" com enquadramentos de cabeços de amarração e vigias. até que os computadores começaram a mandar-nos subir um a um.

Para não variar o 1º a ter de subir fui eu, continuo a consumir muito ar e cada vez mais um rebreather torna-se o objecto mais desejado.

Um pequeno engano no botão fez-me subir uns metros agarrado à boia de patamar .



Em suma foi, de longe, o melhor mergulho da minha vida, tendo me deixado a pensar nos porquês de não se apostar em afundar uns navios nas nossas costas de modo a criar mais pontos de interesse para mergulho e não só.

O cqansaço apodera-se de mim inexurávelmente, já fechei os olhos 2 vezes enquanto escrevia estas linhas. O 36 irá ter de esperar por amanhã pois já está a ser uma aventura manter os olhos abertos.


P.S. deixei ficar esta última parte pois faz parte do momento que vivi, apenas ajeitei o tamanho do texto para dar um melhor aspecto.

Fiquem Bem no Lado Escuro da Lua!

15 comentários:

  1. Há muitos factores que influenciam o consumo de ar, mas é possível melhorar!

    Eu não te conheço como mergulhador, mas ter uma boa flutuabilidade (não cair naquele erro de "poupar" no ar que se coloca no colete), ter uma boa protecção térmica e saber respirar fazem a diferença.

    Na próxima vez que fores mergulhar tenta estar concentrado na tua respiração. Muitas pessoas (mesmo com alguma experiência) têm consumos elevados porque respiram "muito depressa". Faz a seguinte experiência: contando mentalmente, inspira durante 3 segundos, faz uma pausa de 1 s e de seguida expira durante 3/4 segundos. Custa um pouco no início, porque exige concentração, mas com treino acabas por fazê-lo naturalmente, sem teres que pensar nisso. Claro que dependendo das condições poderá ser necessário aumentar o ritmo respiratório.

    Se inspirares e expirares calmamente, o teu consumo irá obrigatoriamente cair.

    ResponderEliminar
  2. é por estas e por outras que eu adorava aprender a mergulhar... magnífico!!!

    depois disto aposto que terás sonhos fantásticos... de todas as cores!!!

    beijinhos e continuação de bons mergulhos

    ResponderEliminar
  3. Boas !!

    O Ricardo já deixou algumas dicas.

    Acrescento só para verificares a quantidade de lastro que levas "a passear".
    Muitas vezes o pessoal "carrega" no chumbo o que provoca um maior esforço nas deslocações e por consequencia um maior esforço e consumo de ar.

    Eu sempre fui e sou um mau exemplo de consumo "moderado".
    O meu consumo melhorou quando deixei de me preocupar com isso... :-))

    Abraços

    Pedro Tomás

    ResponderEliminar
  4. Diário de Mergulho e Ricardo Cordeiro - Em primeiro lugar quero agradecer os conselhos, em relação ao lastro estou com 9 Kg (para 94 de peso), para mais tenho de dar uma voltinha para conseguir descer, o que tem a ver com o fato um Scubapro Scotia, pelo que conforto térmico também não se coloca, a parte de flutuabilidade é uma preocupação constante no mergulho pois dela depende o meu conforto e eu sou bastante exigente nesse capítulo. Depois a parte da respiração comecei a fazer Yoga e tudo já tentei reduzir a velocidade da respiração mas começa a faltar-me o ar.

    Estive hoje mesmo numa consulta com o Dr. Carlos Barosa e ele mandou-me fazer uma Espirometria, vamos lá a ver o resultado, se der tudo normal é reforçar no Yoga e treinar, treinar, treinar; senão é começar a juntar dinheiro para um rebreather!

    ResponderEliminar
  5. Gabrielle - Quando quiseres terei todo o gosto em te aconselhar o melhor centro de mergulho e a dar todo o apoio que precisares.

    Sim é maravilhoso, por falar em sonhos, é normal quando nos deitamos à noite ainda sentirmos o corpo embalado pelas ondas, depois associado a essa sensação vem o reviver desses momentos. Divino!

    ResponderEliminar
  6. Adoro estas tuas reportagens sobre o fundo do mar, é sempre relaxante ler-te sobre o assunto!!


    beijos

    ResponderEliminar
  7. Agora, bem a propósito do teu post: conforme pedido a primeira lição de SEXO ORAL já lá está. A nº2 ficará amanhã online. Vai divulgando às amigas e amigos... converti-me ao serviço público hehehehe! Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Axcredito que tenha sido o teu melhor mergulho, pois nunca tinha visto fotografias tão nítidas aqui no teu blog como estas.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  9. Cada vez que passo aqui, parece que perco o medo, mas...
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. O mar é uma perdição, e lindo demais , isto o que eu vejo e sinto, mas da tua perspectiva vista no fundo é um paraíso,ainda bem que nos vais mostrando esse "mundo" que muitos de nós como eu não se atrevem a fazer

    Namastê

    ResponderEliminar
  11. Pearl - Mas podes acreditar que são pálidas as sensações que transmito comparadas com aquilo que sinto quando mergulho.

    ResponderEliminar
  12. Blue C - Isso sim, é serviço público! Já lá fui ler, mas foi um pouco na diagonal, pois tenho andado bem atarefado.

    ResponderEliminar
  13. Rafeiro Perfumado - Elas estão nítidas, mas por lapso publiquei-as em alta definição (normalmente ponho-as em 640x480, chega para ilustrar o blog e afasta aqueles "senhores" que se gostam de apropriar do alheio).

    ResponderEliminar
  14. Ana Mar - Ontem tive a prova que me faltava para ter a certeza que posso levar qualquer pessoa a mergulhar comigo sem receios.

    Já tinha a teoria, o treino, ontem foi uma situação real que terminou em beleza!

    ResponderEliminar
  15. Multiolhares - Podem sempre fazer uma viagem num barco de fundo de vidro (o Aquarama em Sesimbra, p.e.), visitar o Oceanário (a propósito, o do Porto dever ser interessante) ou, preferencialmente, virem fazer um baptismo de mergulho comigo.

    Estar lá é de facto o melhor que há, não é difícil, qualquer pessoa o pode fazer (pretendo, inclusivamente, tirar um curso para mergulhar com pessoas com deficiência motora).

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui