Bate no Céu e escuta o som!
Ditado Zen
Mais um post sacado do Baú do "Dark Side of the Moon". Este talvez o mais emblemático pois foi daqui que veio o nome e a inspiração para entrar na blogosfera.
Estavamos no dia 2 de Julho de 2005, não me lembro que horas eram, aliás não me lembro de nada antes disso, apenas me lembro de ver 4 senhores de cabelos brancos num palco começarem a tocar os primeiros acordes de "Breathe"... deixar-me cair no sofá... e chorar, as lágrimas correram-me a fio pela cara, fiquei ali, sem qualquer reacção a ouvi-los e a vê-los... seguiu-se "Money", continuei a chorar... todos os pelos do meu corpo estavam eriçados... nesse instante só existia eu e a televisão no mundo... "Wish You Were Here" eu também gostava de estar lá, ou eles cá, a teleportação não existe, é uma ficção, senão tinha acontecido naquele momento... "Confortably Numb" já estava sentado, senão teria caído... esperem não se vão embora... voltem... voltem por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Obrigado por terem existido. Obrigado por terem escrito, tocado e gravado os mais fantásticos sons alguma vez emitidos nesta bola azul. Obrigado por se terem juntado de novo, por terem tocado aquelas 4 músicas. Por me terem feito reviver a adolescência.
Pink Floyd o mundo sem vocês não seria o mesmo e a lua não teria um dark side!
Cliquem no Video vão ver que vale a pena, apesar do som não estar sincronizado com a imagem.
Encontramo-nos no Lado Escuro da Lua!
Encontramo-nos no Lado Escuro da Lua!
**** Depois de ter lido o comentário "anónimo" achei importante acrescentar mais qualquer coisa. Para já quando iniciei este blog prometi que de vez em quando iria republicar posts dos meus anteriores blogs, este inseria-se nesse promessa até porque, como disse no inicio, foi o mais emblemático.
A vida é sempre em frente mas o passado estará lá sempre, é ele que nos forma, que nos educa, que nos inspira, é no passado que temos as nossas referencias e é nele que procuramos concelhos para as decisões que aqui e ali temos de tomar.
Não devemos viver fixados no passado, mas nunca o devemos rejeitar, temos de aceitar e conviver com tudo o que de bom e de mau nele aconteceu. Os PINK FLOYD foram um dos marcos mais brilhantes e marcantes da minha vida, malditos e proscritos pelos pais, tinham de ser apreciados às escondidas, proibidos na escola (especialmente depois do THE WALL) eram uma forma de libertação, um grito de revolta contra um sistema que nos oprimia, e ainda hoje oprime.
Nenhum grupo marcou de forma tão intensa uma geração como os PINK, os Beatles forma muito mais populares, os Queen juntavam muldidões, os U2 são os mais bem sucedidos da história da música, mas nenhum deles foi tão fracturante em termos ideológicos, nenhum deles fez estremecer nenhum regime, nenhum deles sacudiu as consciencias como estes 4 "gajos".
A sensação que hoje ainda tenho e aquilo que senti ao assitir em directo a este concerto é tão poderosa que estou aqui a ouvir de novo o concerto e a escrever com as lágrimas nos olhos.
Não me interpretem como um saudosista, para mim uma das mais poderosas frases que já ouvi pertence a sua santidade o Dalai Lama "Há apenas 2 dias num ano em que nada se pode fazer, um chama-se ontem e o outro amanhã, é portanto hoje que deves viver, AMAR, trabalhar". Mas nós somos o passado, se se tirar o passado a alguém, ele pura e simplesmente nada será, da mesma forma que se não pensarmos no futuro perdemos o gosto para vivermos o presente.
Voltei a pôr o concerto no início...
"Breathe" triste de quem vive como o coelho
Run Rabbit rundig that holeforget the sunWhen at last the work is donedon´t sit downit's time to dig another one
Esta música marcou-me de tal forma que hoje cada vez que entro numa rotina, martela-me na cabeça, não quero ser como o coelho, não quero viver para trabalhar, quero viver, ser eu mesmo eu mesmo, viver a minha vida segundo a minha consciencia. Encher o peito de ar, apreciar todos os segundos da vida, os bons e os maus. Esta vida é única, tal como um rio nunca é possível tomar banho 2 vezes na mesma água, temos de aproveitar e vivê-la intensamente, sermos felizes e promover a felicidade dos outros, tentarmos mudar qualquer coisa, por muito insignificante que seja, para melhor. Resistir às injustiças contra nós e contra os outros. VIVER.
"Money" o mal! Uma das piores invenções da humanidade, por ele se mata e se morre, por ele engana-se o próximo, qual religião, qual vício. Acumular riqueza até ao dia da morte e não viver a vida. Para quê? Juntar dinheiro para poder usufruir da vida, mas depois tornamo-nos escravos dele, já não somos capazes de viver obcecados em ter mais e mais, até que um dia tudo acaba e nós não chegamos a viver. Toda a sociedade está para isso orientada, pois quem não o tem precisa de trabalhar arduamente para ganhá-lo senão não sobrevive.
"Wish you are here" celebra um sentimento muito profundo, quem me dera que todas as pessoas que me marcaram a vida pudessem estar aqui neste momento, para falarmos sobre as experiencias que partilhamos, e quem sabe revivê-las. Quem me dera que podesse ter ao meu lado todos aqueles que AMEI e AMO. Porque é que a vida nos coloca perante nós pessoas que acabamos por AMAR profundamente e depois as retira inexorávelmente. Porquê que não podemos viver toda a vida ao lado de todos os que AMAMOS. Tenho saudades de todos, até daqueles que hoje compartilham a minha vida. Gostava que a Lina ainda estivesse entre nós, foi a minha primeira namorada e morreu recentemente com cancro, gostava que o meu pai também aqui estivesse, sem ele tenho-me sentido algo desamparado, nunca mais tornei a ver a minha primeira paixão a Paula já lá vão tantos anos. Qualquer que seja o espaço de tempo que estou afastado do meu GRANDE AMOR parece-me uma eternidade, conto os minutos que faltam para afagar o cabelo da minha filhota.
"Confortably Numb" confortávelmente adormecida está esta sociedade, luto todos os dias para não ficar dormente, anestesiado por uma sociedade de consumo. Luto para não aceitar sem questionar os dogmas que nos tentam impor, luto para melhorar este mundo, para deixar um futuro de esperança para a minha filha, para merecer o AMOR de todos aqueles que me AMAM, para não ter sido apenas mais um que por aqui passou e que se limitou a deixar-se empurrar pela corrente, sem nunca questionar para onde ia.
Deixei-me levar pela música e fui escrevendo os sentimentos despretados por ela a cada instante, não procurei coerencia, nem transmitir nada, não pensei muito, pelo menos tentei não conduzir deliberadamente o pensamento, apenas me deixei conduzir pela música e divaguei. Escrevi às camadas quando a música acabava saltava para o paragrafo seguinte, quando o concerto chegava ao fim voltava ao primeiro e recomeçava o processo.
Espero que consiga transmitir aquilo que cada música me faz sentir e que, naturalmente, gostem.
Fiquem Bem!
Andas sem inspiração ou é só impressão minha?
ResponderEliminarRebuscando temas antigos?
Não nos podemos agarrar ao passado pq sse jamais voltará! O caminho, amigo, é para a frente!
Eu adoro PF, mas essas sensações que relatas são os Queen que mas provocam...
ResponderEliminarTenho andado um pouco arredado desta lides "blogueiras", mas pelo que já há quem nunca pare e continue sempre em grande! Parabéns!
ResponderEliminarObrigado pelo comment!
MUSIQUINHAS PARA DESCARREGAR ----»
ResponderEliminarÉ SÓ COPIAR OS LINKS--------------»
_______________S E T K 1_______________
METALEIROS ANDRÓGINOS, DARK HIPPIES, PUNKS, DEATH
ROCKERS & OUTROS ANORMAIS
__________________________________________
-- OLD GOTH'S CHILL OUT (WARMING UP) -- :)
__________________________________________
Fields of The Nephilim_Intro (The Harmonica Man) - 1987
http://download.yousendit.com/C79BE34276CED0B6
Led Zeppelin_The Battle of Evermore - 1971
http://download.yousendit.com/64A96A942CC6C87E
Black Sabatt_Planet Caravan - 1970
http://download.yousendit.com/C12665232F99B97A
Bauhaus_Slice of Life - 1983
http://download.yousendit.com/2C28C17510B903F3
The String Quartet_Changes (original de Black Sabbath) - 2002
http://download.yousendit.com/2E34BC4F0AC6A841
Pavlov's Dog_Standing Here With You (Megan's Song) - 1976
http://download.yousendit.com/C73C35A36E0179B1
The Escape_Seventeen Seconds (original de The Cure) - 2004
http://download.yousendit.com/C6B0F65619E44A77
Volstad (feat. Fernando Ribeiro)_Apart (original de The Cure) - 2004
http://download.yousendit.com/4E78E90F0E7CF3C2
_______________________________
-- RUN TO YOUR BICYCLES -- :)=
_______________________________
The Mission_Wasteland - 1986
http://download.yousendit.com/EA1FDB916142E07E
The Stranglers_God is Good (live) - 1998
http://download.yousendit.com/97ADB1C67BAE37BB
Alien Sex Fiend_I Walk The Line - 1986
http://download.yousendit.com/2FEE022D3D17D27C
Skeletal Family_The Wind Blows - 1984
http://download.yousendit.com/756584BA5BF5DC9F
Under Two Flags_Lest We Forget - 1983
http://download.yousendit.com/91A2AFE9358FF9B4
Fields of The Nephilim_Trees Come Down - 1985
http://download.yousendit.com/B06857F81FD75B82
Southern Death Cult_Fatman - 1982
http://download.yousendit.com/4A9DC13355A83B2C
________________
(A CONTINUAR...)
________________
!!!NOTA - SÓ DISPONÍVEL DURANTE OS PRÓXIMOS 7 DIAS!!!
klatuu.niktos@gmail.com
Mais uma paixão em comum para além da da mar.
ResponderEliminarObrigado por me fazeres ouvir de novo
Beijo
;) bom video, bom post. Bonito.
ResponderEliminarDisses-te: "Nenhum grupo marcou de forma tão intensa uma geração como os PINK"
ResponderEliminarDiscordo: Os Pink Floyd surgiram mais ou menos quando eu nasci (em 67) mas marcaram-me também a mim, e a imensas pessoas mais novas "do que eles"!
Nenhum outro grupo marcou foi tantas gerações como os Pink Floyd!
Fica bem...
Pela segunda e última vez este ano, fui desafiado para uma cena qualquer. Quis partilhar a minha imensa alegria contigo e como tal decidi passar-te o testemunho. Vai agora, e espalha a palavra do Rafeiro pela blogosfera!
ResponderEliminarPS: este texto não é só para ti. Vou fazer o belo do COPY-PASTE para os outros desafiados ou não me deitava hoje...
Um grande RAUF para ti!
No comentário da Morgana ela contrapõe que a geração dela também foi influenciada, mas o que ela não sabia é que há apenas 3 primaveras a mediar os nossos nascimentos.
ResponderEliminarA influencia deles em termos de gerações afectou a anterior à nossa mas lá fora, porque por cá o atrazo que viviamos no antes do 25 de Abril provocou uma apenas uma elite mais aberta em termos culturais podesse ter acesso a eles.
Descobri-te nem sei bem como.
ResponderEliminarLi a frase do Blog e sorri-me.Poucos definem assim o Azul.Fico-me pela imaginação.uma nocturna? ou simplesmente um banho de praia à noite?
vou voltar
Ó Dark!
ResponderEliminarÉ claro que eu já calculava que a tua idade seria próxima da minha!
Mas não comecaste a gostar de Pink Floyd aos 4 anos de idade, pois não?
Antes de tu e eu gostarmos de Pink Floyd, muitas gerações já tinham gostado!
Percebeste agora?
deixo-te beijinhos.
ResponderEliminarE quanto ao passao, não nos podemos agarrar a ele, mas podemos olhar para ele, para seguirmos em frente.
Beijinhos
wish you are here encontrei as minhas nas tuas palavras..tmb recentemente se foi alguem k amei e nunca pensei k me ia sentir tão triste mas nesse dia chorei.bjo bom fim de semana
ResponderEliminarE como eu consigo entender cada uma das tuas palavras...quase podia ter sido escrito por mim. Nunca tive o prazer de ver Pink Floyd ao vivo, mas tive o prazer de ver Roger Waters no ano passado, e devo dizer que só me abriu ainda mais o apetite de os ver tocar juntos, um dia...
ResponderEliminarAdorei este post, por tudo, mensagem, video, tudo.
Beijinho e boa semana :)
Da-ark!
ResponderEliminarTens um desafio no meu blo-og!