segunda-feira, 29 de junho de 2009

Pensamento do dia

Este governo não cairá porque não é um edifício,
sairá com benzina porque é uma nódoa.

Eça de Queirós
Desculpem esta retirada do de-escárnio, mas às vezes a indignação é demasiada para ser guardada no local próprio. Isto a propósito desta notícia

Site para a transparência das obras públicas foi adjudicado sem concurso público
O Estado criou uma página na internet para dar transparência às contas públicas e evitar derrapagens. Mas a página já custou mais do dobro e foi entregue a uma empresa sem concurso. O Instituto da Construção e do Imobiliário (InCI) afirma que, apesar do ajuste directo à Microsoft, a "lei foi rigorosamente respeitada".

in SIC on-line
Sem comentários... ou melhor, onde é que já vi isto?

Fiquem na transparência do Lado Escuro da Lua!

domingo, 21 de junho de 2009

Que dia!!!

musica: Beatiful Day - U2
Foi um dos melhores dias da minha vida, seguramente o melhor dos últimos 5 anos!

O dia iniciou-se às 8:00 da manhã, preparar o material e seguir para Sesimbra, onde cheguei perto da 10:00. Saída de mergulho para o River, novamente uma visibilidade extraordinária, mas o mergulho não correu 100%, a mergulhadora da esquerda (com os braços abertos) teve bastante dificuldade em descer e verifiquei que estava quase em pânico. Combinei com o Hupert que ele seguiria à frente e eu atrás dela ao alcance das barbatanas de modo a prevenir qualquer acidente. Foi um mergulho algo preocupado e consequentemente com muito consumo de ar, o Hupert acabou por se perder e nem vimos o River, terminou com mais de 500 metros a nadar contra a corrente à superfície para chegar ao barco.

Deu no entanto para ainda ver algumas coisas e foi optimo em termos de treino, não só pela parte física mas também pela parte de lidar com um mergulhador com problemas, permitindo-me avaliar as minhas capacidades de psicológicas para lidar com uma situação potencialmente perigosa, claro que a presença do Hupert (que é instructor) facilitou, mas deu-me para perceber que a minha reacção foi boa, aumentando de forma significativa a minha experiencia e a minha auto-confiança.

A seguir foi um teste de mar ao primeiro barco para liveaboard de Portugal. Numa palavra FABULOSO, a Subnauta está de parabéns e faço votos que tenham sucesso. Voltarei a abordar este tema num próximo post, já com imagens do interior do barco.
Por fim um mergulho nocturno! Local pedra Nautilus, mesmo no centro da baía de Sesimbra.

Em ambiente descontraído, com é norma na Nautilus, começou-se a prepara a saída por volta da 20:00, o calor era abrasador e os fatos apenas foram envergados à última da hora. Depois de preparar cuidadosamente todo o equipamento, pois no mar às escuras é complicado, saímos. A viagem foi curta e quando mergulhamos ainda havia luz do dia. Fizemos um pequeno briefing, em que ficou definido que quando me acabasse o ar a Lena viria comigo à superfície e depois voltaria para junto dos outros (isto de ser o maior beberrão de ar tem destas coisas). Mergulhamos direitos aos 13,2 metros, para avistarmos um pequeno polvo que por ali andava à caça.

Depois vi uma medusa enorme, linda e outra e outra. Nunca tinha visto medusas tão grandes e ainda por cima eram numa quantidade realmente impressionante.

Enquanto tirava uns bonecos às medusas a câmara avisou-me que já não havia bateria. Outra vez o estupor da bateria a acabar antes do mergulho, apesar de ser o 2º mergulho do dia, no 1º não tinha tirado praticamente fotos nenhumas. Estive então a prestar assistência ao meu parceiro enquanto me divertia com um ou outro polvo, tive hipótese de observar um a alimentar-se a uma ameijoa bem grande, vi um safio pequeno e por esta altura o computador indicou-me que estava a ficar na reserva de ar.

Olhei à volta e não vi ninguém, além do meu buddy, o que achei estranho pois a visibilidade era obscena, para dizer o mínimo. Fiz sinal ao meu buddy que precisava de subir e ele respondeu-me que também vinha para cima, só ia tirar mais uma foto. Iniciei a subida na vertical dele ficando a pairar na superfície e vendo-o claramente no fundo a 13 metros de profundidade.

Tirei a cabeça da água para localizar a embarcação e... foi o choque, à minha frente as luzes de Sesimbra brilhavam reflectindo-se na água, tentei fotografar mas ficou tudo tremido, apesar do mar estar um espelho não é possível fixar a máquina para fotografar com aqula luz, mas conservei a foto mais para me recordar do momento absolutamente mágico.

Olhando à volta, encontrei o barco e para meu espanto já lá estavam todos a bordo, nós eramos os últimos a sair da água. Chegado a casa verifiquei que foi o consumo de ar mais baixo de sempre (17 L/min contra o melhor que tinha feito até hoje 19 L/min, com a média na casa dos 24). Absolutamente fantástico. Foi uma excelente despedida da Primavera!

Fiquem Bem no Lado Escuro da Lua!

domingo, 14 de junho de 2009

A proa do River

música: Sweet, Sweet Rain - Gene Loves Jezebel

Havia de facto uma razão para estar
particularmente eufórico por ir mergulhar, parecia que adivinhava...


Em termos técnicos:
Tempo de fundo : 27'
Profundidade Max. : 27,9 m
Grupo pressão : P
Temperatura água :15º
Temperatura ar : 29º
Visibilidade : 15 m
Gás : Nitrox32
Alarmes : RBT, slow

Resumindo, foi o melhor mergulho da minha vida!
Ontem eram 4:00 ainda acompanhava as 24h de Le Mans, hoje eram 8:00 quando me levantei com a intenção de ir mergulhar, 1ª constatação um céu de chumbo, 2ª uma carga de água pelo caminho que parecia um dilúvio, mas chegado lá abaixo uma visibilidade estonteante


Descemos direitos até atingirmos o casco do River a 23.8 m de profundidade, cumpridas as verificações da ordem (controlo de flutuabilidade, câmara, flash, etc) descemos para o fundo a 26 m.


A dar-nos as boas vindas estava um cardume de Sargos Veado de grandes dimensões, olhando à nossa volta distinguia-se perfeitamente a proa do River, sendo particularmente conspícuo o bolbo da proa.

Nunca tinha tido a oportunidade de observar um naufrágio de uma forma tão abrangente, infelizmente a luz não estava a querer colaborar e impediu uma foto de todo o conjunto.


Diversos rascassos andavam por lá de tal forma dissimulados que o Pedro por 2 vezes ia pousando a mão num.

É um peixe que muda o tom de acordo com a cor do fundo, como os camaleões, mas a sua picada deixa um membro dormente por um dia inteiro.


Continuamos a inspeccionar a proa deste cargueiro, cruzando-nos com mais sargos de enorme dimensão.

Aproveitamos para fazer algumas fotos "artísticas" com enquadramentos de cabeços de amarração e vigias. até que os computadores começaram a mandar-nos subir um a um.

Para não variar o 1º a ter de subir fui eu, continuo a consumir muito ar e cada vez mais um rebreather torna-se o objecto mais desejado.

Um pequeno engano no botão fez-me subir uns metros agarrado à boia de patamar .



Em suma foi, de longe, o melhor mergulho da minha vida, tendo me deixado a pensar nos porquês de não se apostar em afundar uns navios nas nossas costas de modo a criar mais pontos de interesse para mergulho e não só.

O cqansaço apodera-se de mim inexurávelmente, já fechei os olhos 2 vezes enquanto escrevia estas linhas. O 36 irá ter de esperar por amanhã pois já está a ser uma aventura manter os olhos abertos.


P.S. deixei ficar esta última parte pois faz parte do momento que vivi, apenas ajeitei o tamanho do texto para dar um melhor aspecto.

Fiquem Bem no Lado Escuro da Lua!

sábado, 13 de junho de 2009

Prazeres

Apesar do turbilhão em que vivo, consegui isolar o que me afecta negativamente e estar a viver um momento do qual retiro algum prazer. Não fossem alguns problemas que me recuso a trazer para aqui, são mais para o de_escarnio, e poderia dizer que sou um ser humano feliz.

A piscina está óptima, depois da avaria do motor e consequente deterioração da água, consegui resolver a situação, agora está bem azulinha e quentinha também (hoje estão 25º), a descida das taxas de juro, os subsídios de férias e o IRS colocaram a economia num nível confortável, amanhã vou mergulhar! O verão parece ter chegado (embora hoje estejam umas nuvenzitas, mas está calor, parece as caraíbas), só se está bem dentro de água.

Ontem estive a cortar uma Aroeira que estava enorme e tapava o sol da piscina, para além de a encher de folhas (foi um barrete que me enfiaram, a Aroeira não suja, não suja pouco), o que aliado ao pinheiro que o vizinho cortou no inverno passado (roguei-lhe tantas pragas, que acabou por começar a tombar para cima da casa dele) fez com que a piscina ficasse ao sol o dia todo e assim a temperatura subiu logo 2º!

Bom vou dar outro mergulho para ir para o duche, pois hoje é dia de jantar fora!

Não sei se disse mas vou mergulhar amanhã!

Fiquem Bem no Lado Escuro da Lua!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Video de promoção

Já há algum tempo que matutava nisto, fazer um vídeo de promoção para a empresa. Comecei por fazer um curto de 1 min. Tenho planos para fazer outro de 4 min contendo mais informação e outras fotos dos centros de mergulho , das viaturas, dos barcos e do pessoal a ir mergulhar.

Até lá fica este.



Fiquem Bem no Lado Escuro da Lua!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Os piratas

imagem: El País
A recente eleição de um deputado do Partido Pirata da Suécia para o Parlamento Europeu veio um pouco no seguimento do meu post anterior. De facto o "aperto" que as editoras andam a fazer à divulgação de arte, brilhantemente auxiliadas pela ASAE, está a atingir contornos perfeitamente ridículos.

Já viram o que era não podermos publicar mais de 10% de uma foto que tiramos ao Mosteiro dos Jerónimos? Ou da pintura da Noite Estrelada de Van Gogh? O cúmulo do ridículo foi numa barbearia daquelas antigas a ASAE ter lá entrado e multado o barbeiro por este ter o rádio (sim o rádio, não estava a tocar nem discos, nem cassetes) ligado! O homem tinha a barbearia há 20 anos, sempre teve lá um rádiozito a tocar e agora chegam uns tipos e multam-no. Exemplos destes podem encontrar-se um pouco por todo o lado.

Não acredito que os músicos se sintam roubados quando usamos a música deles nos nossos blogs, um artista quando faz uma obra gosta que os outros a admirem. O problema parece estar nas editoras e na mira do lucro selvagem, este mundo anda louco, ou então descobriram uma maneira de levar o dinheiro para a cova e usá-lo lá.

Fiquem Bem no Lado Escuro da Lua!

domingo, 7 de junho de 2009

Frankie goes to Hollywood


Hoje deu-me uma onda nostálgica e fui tirar esta do baú!

Já agora alterei a Playlist, farto de andar a aturar tretas como a de reduzir as músicas a trechos de 30 seg. tratei do assunto pelas minhas mãos.

Espero que gostem, em relação à playlist deixo um link e podem ir lá ouvi-la na integra.

Más notícias para quem usa o Firefox (como eu), só dá para ouvir uma coisa. a música ou o mar.




Fiquem Bem no Lado Escuro da Lua!