domingo, 21 de junho de 2009

Que dia!!!

musica: Beatiful Day - U2
Foi um dos melhores dias da minha vida, seguramente o melhor dos últimos 5 anos!

O dia iniciou-se às 8:00 da manhã, preparar o material e seguir para Sesimbra, onde cheguei perto da 10:00. Saída de mergulho para o River, novamente uma visibilidade extraordinária, mas o mergulho não correu 100%, a mergulhadora da esquerda (com os braços abertos) teve bastante dificuldade em descer e verifiquei que estava quase em pânico. Combinei com o Hupert que ele seguiria à frente e eu atrás dela ao alcance das barbatanas de modo a prevenir qualquer acidente. Foi um mergulho algo preocupado e consequentemente com muito consumo de ar, o Hupert acabou por se perder e nem vimos o River, terminou com mais de 500 metros a nadar contra a corrente à superfície para chegar ao barco.

Deu no entanto para ainda ver algumas coisas e foi optimo em termos de treino, não só pela parte física mas também pela parte de lidar com um mergulhador com problemas, permitindo-me avaliar as minhas capacidades de psicológicas para lidar com uma situação potencialmente perigosa, claro que a presença do Hupert (que é instructor) facilitou, mas deu-me para perceber que a minha reacção foi boa, aumentando de forma significativa a minha experiencia e a minha auto-confiança.

A seguir foi um teste de mar ao primeiro barco para liveaboard de Portugal. Numa palavra FABULOSO, a Subnauta está de parabéns e faço votos que tenham sucesso. Voltarei a abordar este tema num próximo post, já com imagens do interior do barco.
Por fim um mergulho nocturno! Local pedra Nautilus, mesmo no centro da baía de Sesimbra.

Em ambiente descontraído, com é norma na Nautilus, começou-se a prepara a saída por volta da 20:00, o calor era abrasador e os fatos apenas foram envergados à última da hora. Depois de preparar cuidadosamente todo o equipamento, pois no mar às escuras é complicado, saímos. A viagem foi curta e quando mergulhamos ainda havia luz do dia. Fizemos um pequeno briefing, em que ficou definido que quando me acabasse o ar a Lena viria comigo à superfície e depois voltaria para junto dos outros (isto de ser o maior beberrão de ar tem destas coisas). Mergulhamos direitos aos 13,2 metros, para avistarmos um pequeno polvo que por ali andava à caça.

Depois vi uma medusa enorme, linda e outra e outra. Nunca tinha visto medusas tão grandes e ainda por cima eram numa quantidade realmente impressionante.

Enquanto tirava uns bonecos às medusas a câmara avisou-me que já não havia bateria. Outra vez o estupor da bateria a acabar antes do mergulho, apesar de ser o 2º mergulho do dia, no 1º não tinha tirado praticamente fotos nenhumas. Estive então a prestar assistência ao meu parceiro enquanto me divertia com um ou outro polvo, tive hipótese de observar um a alimentar-se a uma ameijoa bem grande, vi um safio pequeno e por esta altura o computador indicou-me que estava a ficar na reserva de ar.

Olhei à volta e não vi ninguém, além do meu buddy, o que achei estranho pois a visibilidade era obscena, para dizer o mínimo. Fiz sinal ao meu buddy que precisava de subir e ele respondeu-me que também vinha para cima, só ia tirar mais uma foto. Iniciei a subida na vertical dele ficando a pairar na superfície e vendo-o claramente no fundo a 13 metros de profundidade.

Tirei a cabeça da água para localizar a embarcação e... foi o choque, à minha frente as luzes de Sesimbra brilhavam reflectindo-se na água, tentei fotografar mas ficou tudo tremido, apesar do mar estar um espelho não é possível fixar a máquina para fotografar com aqula luz, mas conservei a foto mais para me recordar do momento absolutamente mágico.

Olhando à volta, encontrei o barco e para meu espanto já lá estavam todos a bordo, nós eramos os últimos a sair da água. Chegado a casa verifiquei que foi o consumo de ar mais baixo de sempre (17 L/min contra o melhor que tinha feito até hoje 19 L/min, com a média na casa dos 24). Absolutamente fantástico. Foi uma excelente despedida da Primavera!

Fiquem Bem no Lado Escuro da Lua!

7 comentários:

  1. Será que, quando mergulhas à noite, consomes menos ar?
    Deve ser completamente atordoante pôr a cabeça fora de água e ver as iluminações de uma cidade ali à frente! Se isso tivesse acontecido com o Robinson Crusoe, haveria hoje menos um romance de fantasia? Ou, por ter acontecido contigo, poderemos contar com mais um?

    ResponderEliminar
  2. Não estive a verificar os consumos no computador e nos outros mergulhos nocturnos também consumi muito ar.

    Após alguma reflexão parece-me que tal se deveu à autoconfiança que adveio da forma como lidei com a situação do mergulho da manhã.

    Estou a contar as horas que faltam para o próximo mergulho.

    ResponderEliminar
  3. Que fantástico,
    eu sou uma apaixonada pelo mar, sempre vivi com ele a inundar a minha vida... adorava ter essa experiência!

    «Viver é desenhar sem borracha!»

    Bom fds

    ResponderEliminar
  4. Maresia_mar - Só tens de dizer a data e disponibilizares-te a ir até Peniche (mais para Norte as águas são mais turvas e frias) nesse dia estarei lá com tudo preparado para proporcionar essa experiência.

    ResponderEliminar
  5. És um gajo com sorte...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Não Lord, eu busco a sorte e luto por ela e como bem sabes a sorte protege os audazes.

    ResponderEliminar
  7. É bem verdade, mas por isso mesmo, nem todos são afortunados... ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui