sexta-feira, 13 de maio de 2022

I'll Take Care of You



Como habitualmente andava deambulando pelas ruas de Lille após o jantar, de repente uma voz poderosa irrompe pelos auscultadores em desafio com uma guitarra tocada com uma mestria rara! 


I'll Take Care of You cantava a na altura a por mim desconhecida Beth Hart, a seguir entrava um monumental solo de viola de outro ilustre desconhecido Joe Bonamassa. Rapidamente se tornaram os meus fieis companheiros de passeio nocturno.


Foi um período intenso, pela primeira vez estava a viver fora de Portugal, pela primeira vez tinha reuniões de trabalho numa língua que não a de Camões, pela primeira vez vivia isolado a muitas centenas de quilómetros de alguém que conhecesse, pela primeira vez contactava intimamente com outra cultura. Também no aspecto musical era uma primeira vez.

Fiquem bem no lado escuro da Lua.



domingo, 8 de maio de 2022

Sou uma câmara


O sol está quente, uma fresca brisa tempera o clima ao mesmo tempo que desenha pequenas vagas que se transformam em cristas de espuma. A areia quente transmite uma a terna textura dos grãos. 

Agora que a neblina matinal se dissolveu suavemente debaixo dos raios do sol, o piar das gaivotas mistura-se com o murmúrio das ondas que rebolam pela areia e convidam a um mergulho nas suas águas temperadas. 

As poucas pessoas que usufruem deste pequeno paraíso na Terra vão brincando com os seus patutos ou simplesmente passeando pela fina areia, o vento fresco inibe o ímpeto de mergulhar, mas aos poucos vão-se deixando convencer uma após outra.

As ruínas do forte abandonado pela sua obsolescência, continuam firmes e determinadas a resistir à erosão dos anos. Assim como o AMOR, o verdadeiro AMOR, por muitas que sejam as vicissitudes e  os problemas, também ele resiste como este forte à erosão.  

Tal como o forte dá uma pincelada poética na paisagem, o AMOR contagia a vida como um poema romântico, trazendo cor, alegria e prazer mesmo em tempos difíceis e convida-nos a olhar para trás e a pensar: "Valeu a pena".

AMO-TE ANGÉLICA!


Fiquem bem no lado escuro da Lua.








sexta-feira, 6 de maio de 2022

Barcelona


Ali do alto do Montjuïc a Catedral de Barcelona sobrepõe-se imponente ao resto do tecido urbano, no subconsciente Freddie Mercury e Montserrat Caballé, entoam aquele dueto memorável, contemplando o Estádio Olímpico lembro-me das mais belas cerimónias Olímpicas de abertura e fecho se realizaram.


Olhando para o outro lado, vemos a zona financeira de Barcelona, com as suas torres emblemáticas, em especial a estranha torre oval, que mais parece uma nave extraterrestre que ali aterrou. Esta torre serve de aperitivo para a Sagrada Família cujas elaboradas torres cónicas fazem uma perfeita transição entre estilos arquitetónicos. 


Descemos pelas estradas que serviram de pista para algumas provas de Fórmula 1 memoráveis, até que paramos em frente à memorável Catedral da Sagrada Família, com as suas obras infindáveis, mas mesmo assim bela, extremamente bela. Mais uma vez Barcelona entoa nas nossas cabeças. Essa música está indelevelmente ligada à cidade de Gaudí. Nenhuma outra melodia criaria uma harmonia tão perfeita com a arquitetura neogótico que vemos a cada esquina. 


Continuamos o nosso passeio e outros estilos de arquitetura surgem entrelaçando-se numa harmonia que mais uma vez rima com os estilos tão contrastante e mesmo assim tão harmoniosos como os de Freddie e Montserrat. O moderno e o clássico, com um toque extravagante e sinfónico à mistura, ora em calmo e ternurento, ora explodindo de som e côr, ora expressando-se na língua de Shakespeare ora na de Cervantes.

Mantente bien en el lado oscuro de la luna



quarta-feira, 4 de maio de 2022

O presente


O segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.
Buda


Fiquem bem no lado escuro da Lua.