quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Relax

Hoje andava às voltas pela net e tropecei nisto.



Ponham o som no máximo desfrutem/relembrem e...

Fiquem Bem!

sábado, 26 de janeiro de 2008

Às voltas ao mundo

Vou voltar a um tema, já aqui tratado - o Troféu Júlio Verne.

Esse troféu recebeu o nome devido a ter sido atribuído pela 1ª vez a quem conseguisse dar a volta ao mundo em menos de 80 dias sem usar meios aéreos, logo por mar, uma vez que por terra é impossível.

Desde a sua criação esse troféu sempre pertenceu a barcos à vela, e assim se vai manter pois o Earthrace - que é apresentado como o potencial recordista entre os navios a motor tem como objectivo os 60 dias; o troféu Júlio Verne está neste momento em 50 dias!!! e o Groupama 3 já leva 118 milhas de avanço a esse recorde ao fim de 2 dias e meio!!! INCRÍVEL! Bem mas melhor que as palavras só mesmo as imagens desse magnífico trimarã durante a quebra do recorde absoluto de travessia do Atlântico Norte. Respirem fundo e cliquem no «play» é absolutamente de cortar a respiração...



OK! Agora alguns números a velocidade média desse recorde foi de 29.26 nós, num dos periodos de 24 horas foi batida a distancia máxima percorrida por um barco num dia - 794 milhas, a uma velocidade média de 33.08 nós (a título comparativo o mais rápido barco oceânico a motor do mundo apesar de poder atingir 42 nós de velocidade máxima não os pode manter mais do que algumas horas sendo que a velocidade máxima que pode atingir numa travessia oceânica está entre os 24 e os 29 nós). Estimo que a velocidade a que o Groupama se deslocava quando foi feito o filme seria superior a 35 nós!!!

Estes feitos da vela dão que pensar pois nenhum motor é usado, nenhuma poluição é produzida, nem o mais limpo motor do mundo poderá alguma vez rivalizar com a vela em termos ecológicos, então pergunto eu porquê que se continua a apostar num meio de locomoção pouco eficiente, poluidor, caro, barulhento e, o mais importante, sem poesia.

Sim nada no mundo tem a mesma poesia, a mesma beleza, a mesma harmonia, a mesma magia que cruzar os mares à vela. Velejei muito na minha adolescência, mas o momento em que pela primeira vez naveguei num iate e à saída do porto se desligou o motor ficando imersos naqueles sons da água a murmurar no casco e do vento a assobiar nos brandais ficará para sempre na minha memória.

AMO o mar e tudo o que mais gosto nesta vida está lá: mergulhar, velejar, nadar ou simplesmente sentar-me na areia da praia a contemplar o sol a pôr-se para lá das ondas.

Deixo aqui um desafio vejam os outros vídeos que acompanham aquele que coloquei acima, e tenho a certeza que entenderão perfeitamente a minha paixão; chamo a atenção para 3: o nº 7 onde se vê o odómetro marcar os 38.9 nós, o 6º não sendo o Groupama são 5 minutos de pura magia e o 3º da segunda página é retirado, penso eu, da Odisseia Billabong do melhor surf que já vi.

Fiquem Bem!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Espertos

Realmente o chico-espertismo impera neste país, estou diminuido fisicamente devido a um problema na coluna, tendo algumas dificuldades locumotoras tenho de recorrer a uma bengala. Hoje ao ter-me atrasado um pouco ao chegar ao barco constatei que os lugares de estacionamento para deficientes estavam todos ocupados, apenas um deles era deficiente, todos os outros já são habitués e a única deficiencia que devem ter é serem parvos.

Já no Almada Forum foi a mesma coisa nem um lugar de deficiente livre, quase nenhum dos carros ostentava o simbolo de deficiente. O meu também não tem, pois a minha deficiencia é temporaria, espero eu, mas se no caso aqui do Seixal bem vejo quem são os espertos, no Forum não acredito que haja tantos deficientes assim.

De facto isto é mesmo um país de espertos. Conheço uma criatura que tendo o trabalho 6 meses atrasado, chegando todos os dias atrasado, faltando 2 manhãs por semana, etc,etc,consegue ser promovido, receber alcavalas tudo à pala de politiquices e ainda tem a suprema lata de se autointitular o melhor dos trabalhadores. Como este existem centenas, talvez milhares. E o que dizer de uma empresa que tem 4 (quatro) anos (sim anos) de atraso num projecto. Não estou a falar de obras públicas nem sequer pensem que era um projecto de muito tempo. O projecto inicial era de 1 (um) ano e já vai em 5 (cinco). E o burro sou eu? O ruim sou eu?

Cada um é livre de tirar as suas conclusões, se fosse comigo ao fim de 6 meses de atraso tinham ido enganar outros, pois um atraso de 50% em relação a um qualquer prazo é inadmissivel, mas aqui estamos a falar de um atraso de 400%, estamos a falar de as maquinas que foram compradas na altura estarem já obsoletas e o sistema ainda não arrancou, estamos a falar de uma perda em termos financeiros muito avultada (não sei nem quero saber os valores envolvidos, mas sei que o atraso só por si deve valer uns bons milhares de Euros).

Peço desculpa pelo desabafo, mas as dores e a dificuldade de movimentar-me estão a tornar-me amargo e intolerante.

Fiquem bem!

domingo, 20 de janeiro de 2008

O melhor video clip de sempre



De volta ao blog pelo PC, resolvi trazer até aqui aquele que considero o melhor vídeo clip de sempre.

Não só a fotografia é excelente, a música é brilhante (definitivamente a melhor que os Duran Duran fizeram), a letra fascinante e fundamentalmente o casamento de tudo resulta numa quase perfeição.

"Save A Prayer"

You saw me standing by the wall,
Corner of a main street
And the lights are flashing on your window sill
All alone ain't much fun,
So you're looking for the thrill
And you know just what it takes and where to go

Don't say a prayer for me now,
Save it 'til the morning after
No, don't say a prayer for me now,
Save it 'til the morning after

Feel the breeze deep on the inside,
Look you down into your well
If you can, you'll see the world in all his fire
Take a chance
(Like all dreamers can't find another way)
You don't have to dream it all, just live a day

Don't say a prayer for me now,
Save it 'til the morning after
No, don't say a prayer for me now,
Save it 'til the morning after
Save it 'til the morning after,
Save it till the morning after

Pretty looking road,
Try to hold the rising floods that fill my skin
Don't ask me why I'll keep my promise,
Melt the ice
And you wanted to dance so I asked you to dance
But fear is in your soul
Some people call it a one night stand
But we can call it paradise

Don't say a prayer for me now,
Save it 'til the morning after
No, don't say a prayer for me now,
Save it 'til the morning after
Save it 'til the morning after
Save it 'til the morning after
Save it 'til the morning after
Save it 'til the morning after

Save a prayer 'til the morning after



Fiquem Bem!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Choque Tecnologico

O desenvolvimento tecnológico é surpreendente. Anteontem vi a apresentação do novo Mac Book Air, estamos a falar de um portátil com um poder impensável ainda há meia-dúzia de anos que cabe dentro de um envelope A4 comercial, impressionante!

Estou a usar meios que ainda há 10 anos atrás eram considerados ficção científica, se recuarmos outros 10 seriam impensáveis mesmo. Estou a escrever num telemóvel, usando um teclado sem fios, mais ainda, tenho os Pink Floyd, Police, Depeche Mode, etc. a tocar no mesmo telemóvel.
Este telemóvel permite-me ver qualquer ficheiro de Word, Excel, PowerPoint e até mesmo PDF, tem 2 câmaras de vídeo digital, GPS, reproduz vídeo, tem uma agenda, jogos, calculadora, envia e recebe emails, mensagens de texto, de vídeo e de imagem, faz conversão de moeda e unidades de medida, edição de fotos e vídeo, serve de gravador de som, tem relógio com despertador e até faz chamadas, não só de voz como também de vídeo. Tudo isto num equipamento que é mais pequeno que a minha mão. Hoje até pode parecer trivial mas se olharmos para uns 15 anos atrás, nem nos filmes de ficção científica se via um dispositivo tão sofisticado.

Como prova do que estou a dizer basta ver que este post foi todo realizado usando exclusivamente o telemóvel. OK não posso colocar música, como ficou demonstrado no post anterior, tal como as limitações com o teclado já citadas também, mas vai dando para desenrascar.

Mas a tecnologia não é tudo, temos de olhar para ela apenas como uma ferramenta ao nosso serviço e não sermos escravizados por ela. Li hoje no Noticias do Mar um artigo sobre o troféu Júlio Verne, o recorde da volta ao mundo em barco, curiosamente ainda há pouco tempo esteve em Lisboa o Earthrace - o barco a motor que foi muito falado pois pretendia bater o "recorde da volta ao mundo" realizando-a em menos de 60 dias e usando biodiesel - estranhei o ruido feito em torno desse projecto pois o RECORDE está nas mas de um catamaran à vela - o Orange II - em 50 dias 16 horas e 20 minutos, e em termos ecológicos ninguém poderá discutir que um veleiro polui menos do que um barco a motor, por muito económico e limpo que seja.

Sobre o Earthrace já muitos devem ter ouvido falar, sobre o Groupama 3, aposto que muito poucos. O Groupama também se prepara para bater o recorde mas à vela.

Aqui temos uma ilustração do que quero dizer sobre tecnologia - de um lado está um barco em que esta vale 90 % do outro um veleiro em que apenas vale 30 %. A tecnologia usada no Groupama é enorme, mas o Homem é fundamental, apesar dos meios envolvidos para a concepção, construção e ajudas de navegação (GPS, meteorologia por satélite em tempo real, etc) é preciso muita experiência, conhecimento e mesmo intuição para poder tirar todo o partido de um veleiro, um barco a motor já não é assim, desculpem o exagero, mas até podemos ensinar um macaco a conduzi-lo.

Fiquem Bem!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Blogmovel

Isto de postar por telemóvel está dar bons resultados, este já é o terceiro post usando esta técnica. O único senão é que este teclado não tem caracteres portugueses, obrigando-me a ir ao telemóvel para os colocar, outra desvantagem é que as fotos ficam sempre à esquerda, de resto pouco se nota a diferença. Do lado das vantagens tem essa ENORME de poder escrever no blog sempre e onde me apetecer.

Em relação às respostas e consultar outros blogs, não sendo impossível é algo dificil devido às dimensões do ecran.

Vamos ver como fica a música que aqui coloquei. Não! Não tem nada a ver com o Bin Ladden e outros parvalhões como ele, para os menos atentos o senhor chama-se Freddie Mercury.

Fiquem Bem!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

O Dakar

Já escrevi aqui uma vez que seguia o Dakar apaixonadamente desde a sua primeira edição. Devem calcular como me sinto. Em 1978 apenas tive informações após o seu termo, nos anos seguintes ia recolhendo informação dia a dia pelo jornal L'equipe, por fim a sua mediatização acabou por o trazer para os jornais, radios, televisão e por fim internet. No ano passado "assisti" à prova em directo, minuto a minuto.

Sinto aquela sensação estranha de faltar quaquer coisa, de perda. Não consigo deixar de pensar em quem levou um ano (e às vezes mais) a preparar esta aventura e viu tudo ir por agua abaixo antes de partir.

Outra palavra para os filhos da puta que obrigaram ao cancelamento da prova. Ainda não sei se foi mesmo uma ameaça terrorista ou se foi uma jogada suja do governo francês para pressionar a Mauritânea no negocio do gas natural desta. A historia está muito mal contada, nunca nenhum governo cedeu a ameaças terroristas porquê agora? E se os terrorista ameaçarem os Jogos Olímpicos? Vamos cancelar também? Vamos deixar de andar de avião? de Metro? de comboio? vamos deixar de frequentar bares e discotecas?

Se foi uma cedência é mau se foi um negócio sujo ainda é pior. Seja como for o meu ódio pela classe política não pára de aumentar. Mas isso já são conversas de_escarnio.

Aqui apenas fica a tristeza e a melancolia de um Dakar anulado e o desejo que tudo se recomponha e que volte a haver Dakar, pois sem ele o mundo ficará mais pobre, muito mais pobre. Basta ver que é mais uma porta que se fecha a Africa, que para muitas populações o Dakar representava o rendimento de um ano inteiro. Se ele acabar ou for deslocalizado vai por certo aumentar a distancia entre os povos e quem vai perder seremos todos nós.

Nenhum outro evento aproximava tanto a Europa de Africa como o Dakar, pois não são as cimeiras entre lideres que aproximam os povos mas sim o contacto fraterno entre estes. O fim do Dakar será mais um passo (gigante?) para o fim de um sonho de paz e harmonia para este planeta.

Fiquem Bem, se puderem.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Do telemovel

Tenho andado ausente não só por razões de cansaço mas também por sentir uma certa desmotivação derivada de inumeros problemas.

Por outro lado estou a configurar o telemovel para poder colocar posts directamente.

Espero que seja mesmo o fim da tempestade