quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

2007 - Ano do Golfinho

"As Nações Unidas declararam oficialmente 2007 como o ano do Golfinho. As Nações Unidas, governos, organizações intergovernamentais, organizações não governamentais e o sector privado, nomeadamente o operador turístico TUI, estão a construir uma forte aliança com um objectivo comum: proteger os golfinhos.
O ano do Golfinho será parte de uma da década de educação para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Esta campanha pretende também contribuir para que se atinjam os objectivos de reduzir as percas de vida selvagem até 2010.
O patrono do ano do Golfinho é o Príncipe Alberto II do Mónaco. Para se associar a esta campanha existe a possibilidade de adoptar um golfinho.
Mais informações sobre este assunto estão disponíveis no site oficial 2007 Ano do Golfinho."

in "http://www.web-dive.com/"

Fiquem Bem!

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

De novo no River


O computador de mergulho indica 25 metros de profundidade, a temperatura da água é de 15º, nada mau se tivermos em conta que lá em cima o termómetro do carro indicava o mesmo. A visibilidade é muito reduzida, aí para uns 2 metros, e as ondas são tão pesadas que sentimos o efeito delas mesmo a esta profundidade, andando num vai-vem sempre que paramos de nos movimentar. A pressão da água comprime a minha nova camisola de lycra, que por ser a 1ª vez que a usei não tomei as devidas providencias para que ficasse bem esticada debaixo do fato, dando-me a sensação de estarem a apertar umas cordas nos sítios onde ficou enrolada.


Ligo a máquina fotográfica e o flash externo e após várias tentativas de fotografar sem sucesso sou obrigado a usar apenas o flash interno. A suspensão reflecte de volta toda a luz volta. Bolas! O anel de fixação do cabo do flash perdeu-se. Pronto já percebi porquê que o desgraçado não disparava, é que não vinha apertado da fábrica. A minha sorte é que tenho um sobresselente em casa, seja como fôr a sessão de fotos está estragada, hoje não há mais.


Desfruto da vista, magnifica, uma das hélices de River Gurara está mesmo ali à minha frente, vamos tentar tirar uma foto, OK esta ficou mais ou menos um tricolor no meio das pás. Cada pá deve ser mais ou menos do meu tamanho, que pena não puder tirar umas fotos, a hélice repousa ali de pé a 25 metros de profundidade, coberta de algas e corais, vê-se nitidamente uma das pontas partidas, pode ter sido de embater contra as rochas, penso.


Ouço um beep distante e olho para o computador, 56 bar - RBT (tempo para ficar aquela profundidade) 0 (zero minutos). Que raiva! Faço sinal para o João, tenho de subir, ele mostra-me o computador dele 150 bar, faz-me sinal se quero partilhar o ar, digo que não. Isto hoje não está a correr bem, consumi muito ar enquanto estava preocupado com o facto do flash não funcionar e à procura do estupor do anel, a sensação de ter cordas amarradas ao peito continua. É melhor subir, no mar não devemos ser teimosos, se as coisas não estão a correr bem mais vale abortar e voltar noutro dia.


Ao subir outro problema, tendo feito as contas ao lastro, meticulosamente, resolvi que seria uma boa ideia retirar 4 Kg, de facto tudo estava a correr bem e eu até pensei assim é muito melhor pois torna-se muito mais fácil encontrar o equilíbrio perfeito, pois é o pior ainda estava para vir - o patamar de segurança. Foi uma tortura manter os 5 m de profundidade pois mesmo sem nenhum ar no colete tinha de estar constantemente a nadar para não subir como uma flecha. Lição (mais uma) aprendida não mergulhar com menos de 10 Kg de lastro, talvez um dia tente com 9, mas o próximo será com 10 seguramente.

A caminho de terra o vento frio gelava os ossos mesmo com o fato semi-seco vestido sentia um frio cortante, para a próxima levar qualquer coisa para cobrir, ou então vestir o short por baixo do semi-seco, não me posso esquecer de voltar aos 12 kg se optar por esta solução.


Moral da historia, o mergulho até correu mal, mas aprendi mais que nos 10 anteriores juntos, é que há males que vêm por bem!


Fiquem Bem!

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Dakar 2007


Depois de uma bem intencionada alteração dos computadores cá de casa, nomeadamente trocando as motherboards, estive todo este tempo reinstalando tudo, quer dizer quase tudo. Assim fiquei sem acesso à net neste fim de ano.

Como já puderam perceber estive a ver ao vivo o Dakar, prova que sigo atentamente deste há 28 anos. Este foi o 2º que assisti ao vivo e o 1º com a minha filhota, que aliás é a autora desta foto. Apesar dos seus 10 anitos a miúda está a mostrar algum talento, o que me faz encharcar lenços e lenços de baba. Só tive de lhe dar algumas dicas, principalmente em termos de segurança e depois foi deixá-la, inclusivamente foi ela que escolheu o ângulo desta e doutras fotos.

Tenho companhia para acompanhar o meu desporto favorito pois ela adora, por vontade dela ia-mos neste momento a caminho de Marrocos. Vou cometer a pequena inconfidência de revelar quem mais ela aprecia - a Elizabete Jacinto e o Carlos Sousa, ainda não percebi por que ordem. Ela vibra com as vitórias dele, com a condução dela, já me esquecia de mencionar o Ruben Faria e a Mitsubishi. "-Pai, tenho tanta pena do Carlos Sousa não correr na Mitsubishi. "

Neste momento não deve haver nenhum pai com mais orgulho na filha do que eu no mundo!

Vão desculpar mas vou ter de repetir esta música, pois além de linda tem algo a ver com o tema.




Fiquem Bem!