quinta-feira, 10 de abril de 2025

Reflexões sobre o "No Lado Escuro da LUA"


Foi a primeira vez que escrevi um romance! Este meu quarto livro nasceu no seguimento de um desafio lançado pela Angie.

O que mais me fascinou neste projecto foi a forma como a história se desenvolveu, parecia que tinha vida própria, a idéia inicial era ter 1 personagem solitária, um homem que a dada altura da sua vida deixou tudo para trás para procurar viver a sua vida longe de intrigas e de pessoas que lhe tinham feito mal, mas que uma carta o tinha feito regressar ao passado. Depois tive de juntar outra personagem, devia ser uma jovem que o ajudava nas lides da casa, rapidamente essa jovem se tornou buddy de mergulho e amiga colorida, mas não mais que isso, depois surgiu uma namorada da amiga...

Se me perguntarem o porquê, sinceramente, apenas posso dizer que elas estavam lá, assim como as restantes personagens e lugares onde a história passou. A certa altura tinha a sensação que estava apenas a descrever uma história que alguém me tinha contado ou filme que tinha visto. Foi um pouco estranho.

Apesar de alguns capítulos se passarem em lugares que conhecia bem (Roskilde, Bucareste, Gdansk, Lille, Lagos e Fátima), outros houve em que nunca tinha lá estado (Polperro, Stonehenge, Islay), não sei porque razão mas a história foi por aí, tive de recorrer ao Street View durante horas. Ainda por cima quase metade do livro é passada em Islay.

Mas já tenho a cabeça a fervilhar para escrever um segundo capítulo.

Fiquem bem no lado escuro da Lua.

terça-feira, 8 de abril de 2025

No Lado Escuro da Lua



Foi publicado hoje o meu primeiro livro de ficção.

A história "No Lado Escuro da Lua" passa-se num presente alternativo, segue a vida de Filipe, um homem de 60 anos, apaixonado pelo mar, que imigrou para Roskilde. A narrativa começa com Filipe recebendo uma carta anónima que promete revelar segredos sombrios sobre o passado de sua família. Ao longo do livro vai-se descobrindo que ele não foi um informático durante toda a vida, o seu passado esconde muitas coisas, até dele próprio.

A carta misteriosa leva Filipe a recordar momentos dolorosos de sua vida, incluindo a morte de seu pai e a traição de sua mãe e irmã. A viagem que Filipe começa para tentar descobrir mais sobre a carta e os segredos que ela promete revelar leva-o a Bran, na Roménia, passa por Gdansk na Polónia, atravessa a Europa de Norte a Sul até Lagos, sua terra natal, passa ainda pela Cornualha e por Stonehenge e termina na ilha escocesa de Islay.

Filipe é acompanhado por Birgit, uma amiga próxima e ex-hacker, e Isabela, a nova namorada de Birgit. Juntos, eles enfrentam desafios e mistérios enquanto tentam desvendar os segredos da carta, rapidamente formam um triangulo amoroso que os leva a descobrir emoções inesperadas. A história é rica em detalhes sobre os personagens, suas relações e as paisagens que eles encontram ao longo da jornada.

Numa mistura de realidade e fantasia e onde o real e o fantástico se interligam, passado, presente e futuro conjugam-se no mesmo instante temporal. Sendo por vezes mesmo premonitório com apontamentos metafóricos sobre a realidade e sobre as emoções vemos coragem, paixão, amizade e solidariedade contraporem-se a ódio, rancor, ganância e maldade.

Este livro é uma mistura de guerra, suspense, drama e romance, com uma trama que mantém o leitor envolvido até o final.


Fiquem bem no lado escuro da Lua.