domingo, 23 de agosto de 2009

Algarve

Ainda me sinto em transe! Depois dos magníficos mergulhos nas Berlengas, era impensável melhor em Portugal continental, pura ilusão. Precisamente no meu berço marinho, Lagos, mais concretamente na Praia da Luz e na do Burgau, fiz os melhores mergulhos que tenho memória.

Depois de anos de desilusões, com uma água de pouca visibilidade e com um centro gerido por estrangeiros (como todos os de Lagos) e que vende "mergulhos de plástico" resolvi ir até Portimão e mergulhar com a Subnauta. A comparação é abissal dum lado o melhor centro de mergulho português, do outro uma estrutura com o único objectivo de fazer umas massas com os turistas. Se forem visitar o site da Subnauta garanto-vos que aquela organização não foi apenas para as fotos, no dia-a-dia está sempre tudo impecavelmente arrumado e organizado.

1º Mergulho - Wilhelm Krag, também conhecido pelo Vapor da Luz, um navio afundado pelo submarino Alemão U-35 durante a primeira guerra mundial (mais info aqui). Um mergulho com 34 metros de profundidade, 20º de temperatura e uma visibilidade de 15 metros!

Pena que as pilhas do flash externo tivessem dado o berro e apenas dispunha do interno, pelo que as fotos não ficaram grande coisa, pois aquela profundidade os tons vermelhos e amarelos já não são visíveis ficando um ambiente fantasmagórico em tons esverdeados.

2º Mergulho - Batelão do Burgau, ao contrário do que li no fórum do mergulho este é um spot bastante bonito, apesar da pouca profundidade, 8 metros, com a temperatura da água mais elevada 21º, uma visibilidade de mais de 22 (vinte e dois) metros e uma fauna bastante abundante, levou a graçolas sobre um possível desvio da rota do barco e estarmos em frente a Sharm El'Sheik e não do Burgau! Sim estavam mesmo mais de 22 metros de visibilidade, da popa do semi-rígido de 13 metros via-se a ancora do mesmo a 8 metros de profundidade e afastada mais de 8 metros da proa (basta aplicar o teorema de pitágoras e obtemos 22,5). Os jogos de luz no interior dentro do batelão eram absolutamente fantásticos, dando a sensação de estar no interior de uma catedral gótica.

Para terminar em beleza 2 grupos de Golfinhos (Roazes Corvineiros) com mais de 15 indivíduos brincavam em frente à praia do Porto de Mós, nunca tinha visto esses animais tão junto da costa e frequento essa praia desde 1968.

Aqui é preciso lançar um alerta: é fundamental regulamentar a actividade dos barcos que se dedicam a mostrar os golfinhos, pareciam um enxame de volta dos bichos, a tentar estar em cima para dar as melhores sensações aos turistas. Não li nas manobras qualquer intenção de não perturbar os golfinhos, também não vi nenhuma manobra reprovável veementemente, mas notava-se (em contraste com o nosso skipper) que era questões mais de natureza financeira que moviam aqueles barcos.


Fiquem Bem no Lado Escuro da Lua!

12 comentários:

  1. Excelente !!

    Bela foto do cavername do "batelão".

    Então e o "L'Ocean" ? Não foste lá ?

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Diario de Mergulho - Podia ter ido hoje, mas não vim sozinho de férias e como sou o único mergulhador da família (por enquanto) não deu para sair 2 vezes seguida. Fica para o próximo.

    ResponderEliminar
  3. Tu andas a divertir-te tanto que não tarda nada começas a pagar algum imposto extra... Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Rafeiro Perfumado - Não lhes dês ideias.

    ResponderEliminar
  5. Fotos espectaculares!
    Estou a dar os meus primeiros mergulhos......... e a adorar!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Sim senhor, belos mergulhinhos! :)

    ResponderEliminar
  7. Ana - Ao contrário de outras actividades o mergulho é sempre cativante, quer se tenha 5 mergulhos ou 500 somos sempre brindados com um espectáculo novo.

    Eu mergulho há 35 anos e sempre que entro na água é como se fosse a primeira vez, sempre que saio da água venho deslumbrado, mesmo nos meus piores mergulhos saio sempre com a sensação que valeu a pena pois vi/senti/vivi algo de novo e diferente.

    ResponderEliminar
  8. Ricardo Cordeiro - Já não sinto inveja dos Açores ;-) Mas continuo apostado em lá ir, depois de ver o que é normal para vocês aí fiquei ainda mais decidido em passar não 1 semana como inicialmente tinha imaginado mas 2, mais ainda a família se quiser ir terá de mergulhar ou desenvencilhar-se sozinha!

    ResponderEliminar
  9. bem, acreditas que pela primeira vez em (não, não vou dizer os anos! :-))consegui nestas férias saltar para a piscina e... quase mergulhar?!

    Nem acreditava. Mas ficou registado, porque senão ninguém acreditava também, lol.

    Agora, mergulhar, mergulho como fazes...Ai...Mas já faltou mais :-D

    Beijocas salgaditas

    ResponderEliminar
  10. Belas fotos, também belos os sentimentos que postas aqui, qurido.

    Estou ausente, mas nem por isso esqueci de voce. Tem selinho lá nos Uivos da Loba pra voce. Pegue-os.

    BeijUivooooooooossssss da Loba

    ResponderEliminar
  11. AnaMar - Devagar se vai ao longe, não se deve forçar, é preciso ir ganhando confiança aos poucos.

    Mas já é um grande passo em frente, certamente irás conseguir dentro de pouco tempo.

    ResponderEliminar
  12. Jaqueline Sales - Agradeço do fundo do coração. Tenho tido muito pouco tempo para vir ao blog, é sempre um pouco à pressa que aqui venho, só para veres ainda tenho vários textos por escrever.

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui