segunda-feira, 13 de abril de 2009

PAI



Faz hoje 14 anos que fiquei órfão, pensava que tinha apenas perdido o Pai, mas na realidade acabava de ficar órfão (mas isto são conversas de_escarnio).

Não quis deixar passar a data, não por uma recordação mórbida, mas porque o meu estado de espírito está sintonizado para aí. Não sei porquê mas hoje senti mesmo a falta dele, já noutras ocasiões tinha sentido, mas hoje foi um pouco mais melancólico.

Sinto vontade de escrever, mas não me saem as palavras, sinto vontade de chorar mas os meus olhos teimam em manter-se secos, sinto vontade de gritar mas a minha voz não sai. O dia está a acabar, comecei a escrever este texto mentalmente desde hoje de manhã e no blog desde as 19:00.

Muita coisa aconteceu neste ano, coisas más que não quero falar aqui, talvez aí resida a razão desta minha depressão, desta dor mais aguda. Muita coisa aconteceu desde que ele se foi, quase tudo o que ele construiu desapareceu, mantém-se a casa de Lagos, agora abandonada e à espera que alguém a compre e a faça renascer e mantenho-me eu, fiel ao que sempre fui, a defender os mesmos princípios e ideais que ele sempre me viu defender. Tudo o resto desmoronou-se, é quase como se ele não tivesse existido.

Dói muito ver a rapina e depravação a que a sua memória foi sujeita, dói ver como um mundo ilusório e de falsidade se dissipou com o seu desaparecimento, mostrando uma dura e cruel realidade que, agora à distancia e com dor, consigo ver que sempre lá esteve camuflada pela falsidade cor-de-rosa com que levaram toda a vida a enganá-lo. Revolta-me ver as pombas travestidas tirar os disfarces e revelarem a sua verdadeira identidade de cobras cascavéis.


PAI espero que no Lado Escuro da Lua não vejas o que se passa aqui!

16 comentários:

  1. Também já perdi os meus pais e, embora muitas vezes sinta falta da companhia de um deles, na realidade não me sinto órfã!...

    Às vezes, tal como tu neste post, falo com os meus pais... ora com o pai, ora com a mãe... mas farto-me de rir com eles, porque, se estivessem vivos, não iam gostar nada de ver muita coisa que acontece actulamente e, assim como estão, podem olhar pra tudo sem se chatearem...

    ResponderEliminar
  2. Navegando te encontrei.

    Teu post me tocou profundamente,talvez pq perdi a minha mae nao faz muito tempo ainda.

    Depois da partida dela meu mundo nao foi o mesmo.
    Tambem digo o mesmo, que tu,que ela, para o lado escuro da lua nao veja o que se passa neste mundo onde vivemos....

    Mas,acredito que eles, nossos pais, estao olhando por nos,mesmo que a gente nao os veja, eles estao sempre olhando por nos....
    beijo sentido em teu coracao
    whispers

    ResponderEliminar
  3. Desculpa, sei que estás triste mas tenho de dizer-te que não concordo contigo! Enquanto estiveres vivo, enquanto te lembrares Dele, Ele está aqui, existe em cada pedacinho da tua memória, da tua pele! Tu és a prova da sua existência e que valeu a pena! És tu quem faz com que tudo na sua vida tenha valido a pena !! Por isso não estejas triste, Ele caminha contigo, em ti, lado a lado, até ao fim!!! Juntos no profundo azul!!!! Alguma vez pensas-te nisso?!

    ResponderEliminar
  4. Lélé - Tenho andado um pouco deprimido e chateado. Situações que não gosto de focar aqui mas que têm a ver não só com o trabalho como ainda com a senhora que se dizia minha mãe, mas como disse, isso é conversa de_escarnio.

    ResponderEliminar
  5. Whispers - Em primeiro lugar as boas vindas a este meu canto.

    A perda de alguém muito próximo é algo que nos entristece, mas ser traído e roubado por quem cá ficou é muito pior.

    Foi um pouco isso que estava na minha mente naquele dia.

    Espero voltar a trocar comentários numa altura mais feliz.

    ResponderEliminar
  6. cavalo marinho com asas - Como disse nos outros comentários, ando um pouco deprimido, mas isso passa, passaria mais rápido se tivesse ido mergulhar este fim-de-semana, mas acabei por não ir. Estava a contar com um baptismo de surf mas por causa do tempo o mesmo foi adiado para o próximo fim-de-semana. Espero com alguma ansiedade.

    ResponderEliminar
  7. As perdas são sempre difíceis,
    e quando estamos mais frágeis sentimos mais essa dor, mas onde quer que esteja o teu papi ele vai velar pelos teus passos .
    beijos

    ResponderEliminar
  8. Multiolhares - Na verdade a passagem deste aniversário coincidiu com uma fase bastante difícil (mais uma). Sinto-me como se a minha vida fosse ela mesma um Samsara.

    ResponderEliminar
  9. Se a gente pudesse orar, pedir, implorar, e Ele permitisse que uma portinhola abrisse, ainda que bem pequenininha, e pudessemos abraçar, beijar e dizer aos nossos pais já falecidos que os amamos... imagina.

    Conheço essa dor, meu querido, e sei que não passa. A gente se acostuma com ela, mas não passa. Ore, converse com seu pai e diga que o ama. O amor é transcendental, e talvez por isso ele possa ouvi-lo onde quer que esteja.

    BeijUivooooooooooooosssssssss da Loba

    ResponderEliminar
  10. Tenho pena que não sejas tu a recuperar a casa, visto que lhe darias o verdadeiro valor!
    Desejo que por esta hora, esse sentimento mau já tenha se desvanecido como as ondas da nossa praia!

    beijos, qualquer coisa grita!

    ResponderEliminar
  11. Jaqueline Sales - Falo muito com ele, e ele responde-me, às vezes nos sonhos. Mas as saudades estão presentes sempre.

    ResponderEliminar
  12. Pearl - Já me passou pela cabeça, largar tudo e partir numa aventura para o Algarve, começar uma vida quase de novo. Quase porque a casa está lá e é minha. Mas largar um emprego certo e partir para o desconhecido, neste momento não parece uma boa aposta.

    Vamos esperar para ver as voltas que o mundo dá.

    ResponderEliminar
  13. Compreendo-te muito bem, olha a nossa Praia está uma lástima assim como toda a cidade por causa das obras!

    desejo te o melhor


    beijo

    ResponderEliminar
  14. Pearl - Às vezes penso que as eleições autárquicas deviam ser de 20 em 20 anos! O país é neste momento um estaleiro gigante.

    Em relação à nossa Praia, é uma pena o estado a que chegou, lembro-me de que nada havia de construções, apenas os bares e a casa que fica no meio e que era da família da minha primeira namorada (entretanto falecida). Outra coisa que fizeram foi destruir o forte que ficava à esquerda, só disparates.

    ResponderEliminar
  15. A casa que falas permanece, mas de resto são só obras e mais obras, mas por toda a cidade, acho que nunca se viu nada assim por aqui!
    Espero que tu normalize...

    deixo-te um beijo do Sul!

    ResponderEliminar
  16. Precisava de reler isto, hoje. Esses teus sentimentos em relação a quem perdemos fisicamente são muito parecidos aos meus. Hoje. Passaram 3 anos da morte do meu e 1 mês da minha mãe. Precisava de ler isto. Hoje. Precisava de uma referência, a tua, para acalmar o meu espírito.
    Obrigada pelas tuas palavras serem a minhas.

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui