sábado, 18 de outubro de 2008

As Rémoras

música: Money - Pink Floyd
Naquela manhã quente de Setembro o termómetro indicava 35º e foi com algum sacrifício que vesti o meu fato semi-seco. A viagem de barco até à Ponta da Passagem foi célere mas mesmo assim ansiava o momento de rolar de costas rumo ao azul mais do que me é habitual. Por fim o tão esperado momento mágico em que abandonamos o peso da gravidade e entramos no reino de Nereu. Em contraste total a água estava fria, não passando dos 17º, foi com um alívio duplicado que senti a temperatura do neoprene descer rapidamente, avistei um cardume de sargos passeando pelo topo das rochas mais altas, olhando para baixo vi uma medusa ondulando os seus tentáculos na corrente e dou comigo a pensar que não consigo encontrar no fundo do mar uma criatura mesquinha como as moscas ou certos seres humanos. A medusa adivinhou os meus pensamentos e disse-me para não olhar para ela, pois chatas eram as rémoras. O pepino do mar sarapintado de pontos brancos avançou que mesmo assim elas apenas se colam aos peixes maiores e fazem-se passar por importantes, alimentando-se dos restos que estes deixam. Eu acabei por acrescentar que lá em cima existem pessoas parecidas mas ao contrário das rémoras que apenas são uma preguiçosas e mandrionas essas juntam a esses predicados a maldade. -Estás a pensar em alguém especificamente? - Perguntou-me o pepino. -Não! Quer dizer talvez, mas não quero trazer esses seres para aqui para debaixo de água. Um bodião-reticulado aproximou-se e segredou-me ao ouvido que talvez fosse uma boa ideia trazê-los mas sem garrafas! -Não! Além de tudo sou um ecologista e isso de trazer lixo da superfície cá para baixo deixa-me horrorizado. Depois era dar muita importância a quem não a merece. Era bem melhor dar-lhes uma mão e apoiá-los a progredirem como seres humanos, mostrando-lhes que o caminho para a felicidade está dentro de nós e no AMOR e não no ódio nem na inveja. Um sargo aproveitou a deixa e entrou na conversa. -Porquê que vocês são assim? Quer dizer alguns de vocês. -Não sei. Acho que ainda não viram a beleza do mundo, olham para os outros e invejam a sua felicidade e fazem tudo para que a destruir de maneira a ficarem também eles infelizes. -Mas tu como consegues ser feliz? A vida até nem tem sido particularmente simpática, no entanto aqui estás sempre com um sorriso, sempre feliz. -Sabes bem que nem sempre é assim mas eu tento sempre procurar a felicidade, mesmo nos momentos de mais completo desespero, acabo sempre por encontrar um par de minutos para contemplar o Oceano e sentir-me feliz por estar ali a inspirar o salgado sabor da maresia. Fiquem Bem no Lado Escuro da Lua!

29 comentários:

  1. Tens a certeza que a dosagem de oxigénio estava correcta? É que quando se começa a ter diálogos com peixes e afins... ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Como te entendo, dói demais ver como os seres humanos (a maioria) se encontra
    para esses seres falar em amor ou em nos posicionarmos com as energias positivas, e para isso basta um sorriso, para eles dá para gozar, digo-te tenho pena dessas pessoas que são infelizes e não sabem porque.
    continua a tirar energias do fundo do mar onde nem todo o homem tem essa hipótese
    beijos

    ResponderEliminar
  3. como eu gostaria de poder mergulhar em um lugar assim =)

    ResponderEliminar
  4. Belíssimas imagens!

    Pena que começam a ser raras...

    Grande Abraço,

    ResponderEliminar
  5. Diálogos interessantes que me poupam ter que mergulhar...
    ...Mas um dia, ainda hei-de...

    Abreijos

    ResponderEliminar
  6. Diálogo que fazem reflectir...
    Contemplar o oceano é a melhor terapia que há e que falta sinto dela...
    Restam-me as tuas imagens (belíssimas como só podiam ser).
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Amigo tu é que estás certo!!!

    Gostei da parte do lixo humano...sem garrafas =)...Perfeito! E pensar que há tantos assim. Pois eu até deixava de ser ecologista por uns momentos e deixava esse lixo mergulhar sem garrafas...o problema é que ía muito peixe morrer depois de almoçar um desses =)

    Abraço

    Manel da Esquina

    ResponderEliminar
  8. Mais um texto lindíssimo, que só podia ser escrito por alguém que ama como tu esse mundo submarino!...
    Há ali uma parte do diálogo que demonstra bem a mesquinhez humana... Quando dizes "olham para os outros, invejam a felicidade deles e fazem tudo para a destruir, de maneira a ficarem como eles"... eu diria que o fazem para que os felizes deixem de o ser e não para os infelizes ficarem como os felizes...

    ResponderEliminar
  9. Rafeiro Perfumado - Pode ter sido da narcose (não é à toa que lhe chamam a bebedeira das profundidades).

    ResponderEliminar
  10. Multiolhares - Houve uma altura em que as odiava, agora apenas sinto por elas compaixão. Essas pessoas também sofrem, queres um sofrimento maior que levar uma vida a olhar por cima do ombro, com medo dos outros, sempre a pensar que os outros nos querem mal?

    Felizmente tenho o mar, não só o fundo mas também a superfície, é nele que me entrego em meditação e é nele que procuro a energia para tonificar os meus sentimentos positivos.

    ResponderEliminar
  11. Expinafre - Está nas tuas mãos concretizar os teus sonhos. Aprendi essa lição no mar e apesar de muitas vezes ter passado por momentos de desespero, nunca parei de lutar para os concretizar.

    ResponderEliminar
  12. Jorge Moreira - Felizmente o Homem parece ir acordando aos poucos e dando alguns passos na preservação do mar. Infelizmente o dinheiro continua a sobrepor-se à vida e o caminho para a destruição parece uma autoestrada em contraste com a vereda da protecção.

    ResponderEliminar
  13. AnaMar - Sinto lisonjeado. Mas acredita que nenhum texto, nenhuma foto, nenhum filme consegue dar mais que uma pálida imagem do que é estar lá em baixo.

    ResponderEliminar
  14. Micas - É bom saber que aquilo que escrevo e as fotos que tiro são usadas assim como uma terapia de substituição. Infelizmente nunca conseguirei transmitir as emoções que o mar transmite, sendo pouco mais que um paliativo, mas por isso mesmo reforça-se o meu empenho em tentar fazer mais e melhor.

    ResponderEliminar
  15. Manel da Esquina - Se escrevo estes textos, um pouquinho mais ácidos, aqui é na esperança que essas pessoas se consigam ver ao espelho e que compreendam que aquilo que sinto por elas é a mais profunda compaixão. Não estou aqui a referir-me a ninguém em concreto, estou a ser o mais abrangente possível pois o meu mais sincero desejo é que todas as pessoas sejam felizes e quem vive no ódio e no rancor é extremamente infeliz.

    ResponderEliminar
  16. Lélé - Por acaso depois de rever o texto percebi que essa parte não estava muito explícita, a ideia era precisamente como tu dizes, eles querem destruir a felicidade dos outros, no género daquela anedota em que um pobre que vai a pé pensa ao ver passar um rico num carro "um dia andarás a pé como eu" em contraste com o que pensa "um dia terei um carro como o teu".

    ResponderEliminar
  17. Reformulei a frase que a Lélé referiu, espero que assim se torne mais perceptível.

    ResponderEliminar
  18. Que viagem de sonho! Aquela, no veleiro... Espectacular e espectacularmente bem escrita! Quase que senti o frio da brisa do mar!...

    ResponderEliminar
  19. vim deixar um beijinho de bom fim de semana.
    eu tambem tiro muita energia do mar
    sabe tão bem meditar escutando o seu marujar
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Lélé - Esse texto está na dúvida para se juntar ao livro ou ficar para um próximo projecto. Para já não vai aparecer aqui, depois de tomar uma decisão definitiva sobre o livro logo decidirei o que fazer.

    ResponderEliminar
  21. Multiolhares - Hoje estive mais de 1 hora sentado na areia unicamente a contemplar o mar e o por-do-sol. Recarguei as baterias até fazer overpower!

    ResponderEliminar
  22. Ontem fiz o mesmo em Sesimbra!!!

    Alex in Blue

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. "dou comigo a pensar que não consigo encontrar no fundo do mar uma criatura mesquinha"

    ... no próximo mergulho leva-me contigo!

    beijo,
    Iveta

    P.S.- Tinha tantas saudades... ;)

    ResponderEliminar
  25. Fantásticos mergulhos. Que sorte que tens em conviver com seres que estão de bem com a vida! Belíssimas estas fotos. Vou voltar em breve visitar-te.

    Bjt

    ResponderEliminar
  26. Alex - É a melhor forma de relaxar, não é?

    ResponderEliminar
  27. Iveta - Sempre que mergulho levo-vos todos no espírito, volto a renovar o convite a todos os que quiserem um baptismo de mergulho, terei um especial prazer em ser vosso padrinho, basta dizerem uma data e lá estarei.

    ResponderEliminar
  28. Isabel - Acho que o único ser que está mal com a vida é o ser humano, mesmo assim nem todos. Devíamos aprender a viver com os outros animais.
    Volta sempre!

    ResponderEliminar
  29. Hum hum! É o melhor da vida! É lá que vou carregar as baterias!Posso estar a ser pouco abrangente...mas para mim não há sítio igual para isso! É a minha terra de coração...

    Beijos

    fica bem.

    Alex in blue

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui