domingo, 8 de abril de 2007

O Dicionário do Diabo


Hoje apeteceu-me falar de um livro. Tenho-o em cima da minha secretária (juntamente com o "Compêndio Geral das Leis de Murphy" sobre o qual me debruçarei num próximo post).

O nome deixa o mais incauto de pé atrás, chama-se "Dicionário do Diabo" de Ambrose Bierce. Não tem nada de demoníaco, nem sequer nada de esotérico, é puro e simples cinismo. Trata-se de um dicionário (como o nome indica) politicamente incorrecto, senão vejamos:

Político, n. Uma enguia no lamaçal basilar sobre o qual a super-estrutura da sociedade organizada é erigida. Quando se contorce, confunde a agitação da cauda com o estremecimento do edifício. Comparado com o estadista tem a desvantagem de estar vivo.

Antagonista, n. O sacana miserável que não nos deixa em paz.

Absurdo, n. Uma afirmação ou convicção manifestamente contrária à nossa própria opinião.

Gratitão, n. Um sentimento que se situa a meio caminho entre um benefício recebido e um benefício esperado.

Imaculado, adj. Que ainda não foi detectado pela polícia.

Assaltante, n. Um homem de negócios sincero.

Ambrose Bierce viveu entre 1842 e 1914 e foi um crítico social implacável, sendo que grande parte das suas prosas, tremendamente sarcásticas, ainda hoje têm alguma actualidade. Esta obra em particular foi o resultado da compilação de colunas publicadas em jornais entre 1881 e 1906 e foi originalmente chamada "Cynic's Word Book" tendo mais tarde ficado conhecida como "The Devil's Dictionary". Talvez pela mesma razão que o seu autor ganhou a alcunha de "Bitter Bierce" ou seja "Amargo Bierce".

Fiquem Bem!

1 comentário:

  1. Desejo-te uma boa semana. Gostei muito do teu post.Beijinhos embrulhados em abraços

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui