sábado, 21 de fevereiro de 2009

Finalmente...


Finalmente pude voltar a mergulhar, já havia 49 dias que não molhava as guelras na água salgada. Este foi o mergulho mais frio e com mais corrente que já fiz (12º e uns 2 nós de corrente).

A parte boa foi que devido a ter de nadar contra a corrente durante quase todo o mergulho, ia com o divemaster e tivemos de seguir o plano de mergulho à risca, estava bem quentinho, aliás tão quente que agora dói-me o corpo todo!

Outra coisa boa é que a corrente acabou por nos colocar mesmo junto ao cabo da ancora do barco enquanto fazíamos a paragem de segurança (em 3 minutos recuamos toda a distancia que percorremos durante 38!!!).

Outra coisa má que por fim até foi boa foi que me esqueci da câmara, fiquei furioso, já ia a meio caminho da Sesimbra quando me lembrei que não tinha colocado a dita cuja dentro da caixa estanque. Depois quando lutava contra a corrente agradeci do fundo do coração pelo esquecimento. Imagino o arrasto que me ia causar mais aquele corpo.

Quando fui arrumar o equipamento, tive de dar um jeito na arrecadação pois estou a planear ir mergulhar a Peniche lá para 5ª feira tive de voltar a pôr lá o desumidificador pois preciso de secar o material, Ao tirar um dos sacos de material velho dei com a primeira máscara de mergulho que tive, uma Nemrod Atlanta (na foto).

A visibilidade é enorme, ainda me fica bem na cara, mas já não veda. Tinha uma válvula de purga que agora purga para os 2 lados e a presilha já se partiu, aliás ela partiu-se com o uso, ainda a remendei com agrafos, mas era demais para a pobre. Daí a ter comprado outra Nemrod, uma Tossa, já com um ar mais moderno e que também a tenho guardada.

Foi através daquele vidro que pela primeira vez vi esse mundo maravilhoso e magnífico que é o fundo do mar.

Fiquem Bem no Lado Escuro da Lua!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Exposub 2009


Desde que se iniciou nunca falhei uma Exposub, eu e a filhota. Esta foi a 3ª edição, a 1ª anual e a 1ª ligada à Nauticampo.

Acho que a ideia foi muito boa, pois se por um lado dá maior visibilidade à nossa actividade por outro lado, diminui os custos, já que muitos expositores tinham presença em ambas as feiras. Como um bónus a realização anual é bastante importante pois permite uma maior aproximação de todos os que vêm no mergulho um modo de vida, profissional ou não.

Não sei se os resultados foram os esperados. Havia muito menos expositores que em anos anteriores da Nauticampo e da Exposub (o 4º pavilhão não chegou a ser usado). Por outro lado o público também não me pareceu responder ao nível das edições anteriores, no Domingo andei perfeitamente há vontade sem as multidões habituais da Nauticampo, em relação à Exposub estava ao nível habitual. Mas isto é a análise de um leigo e que nem estive lá assimtanto tempo para poder formar uma ideia mais correcta.

Pela minha parte foi bastante profícua a minha presença no evento, apenas como visitante contactei com várias entidades e recebi rasgados elogios acerca do meu projecto tendo inclusivamente recebido incentivos para alargar o âmbito do mesmo. Neste momento estou a estudar as várias sugestões que recebi e a preparar o lançamento de novidades. Planos há muitos, a minha cabeça fervilha, alguns são exequíveis outros meras utopias, mas para já terei de os amadurecer com os resultados daquilo que já está estabelecido. Os próximos 6 meses serão cruciais para estabelecer as estrégias futuras.


Fiquem Bem no Lado Escuro da Lua!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Adeus Tom

O Jerry (castanho), o Tom (amarelo) e o Black.

De quando em vez tropeçamos na morte e só nessas alturas pensamos mesmo nela. O fim-de-semana começou mal, com a notícia do falecimento do pai de uma Amiga, hoje foi a vez do meu cão Tom.

Era um porco! Fazia as necessidades por todo o lado, deixando-me desesperado, mas era o meu fiel catador de pinhas, garantido-me sempre uma boa provisão delas para acender a lareira ou a churrasqueira. O Tom estava abandonado e muito maltratado num canil, já separado do resto da ninhada, mal nutrido, encontrava-se enroscado num canto, resignado à espera da morte. A minha mulher achou por bem trazê-lo, apesar de eu lhe avisar que provavelmente não sobreviveria.

Esteve connosco 11 anos, poucas vezes esteve doente até que há umas semanas comecei a notar que ele estava a emagrecer demasiado. Fomos ao veterinário e o diagnóstico não podia se pior vários tumores nos gânglios, ainda por cima internos. O estado de fraqueza desaconselhava qualquer intervenção, ainda para mais as metastases deviam estar espalhadas por todo o corpo.

Ontem deixou de comer e o sofrimento do animal já era notório, hoje saí com ele, lancei-lhe umas pinhas que ele prontamente foi apanhar, mas já com alguma dificuldade, peguei-o ao colo e fui com ele ao veterinário, ficou no meu colo até adormecer e partiu...

Foi apanhar pinhas no Lado Escuro da Lua!