segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Remember that night

Já faz algum tempo que estava a prever um temporal para o meu lado. Sentia que o tempo não augurava nada de bom, a iminência da catástrofe sufocava-me, não a via, não fazia a mínima ideia se seria um terramoto, um furacão, inundações... não tinha a mais pequena ideia do que vinha aí, mas sentia que era algo terrível. Os temporais que me assolavam não eram mais do que um sinistro prenuncio de que algo verdadeiramente catastrófico estava para acontecer.

Hoje os meus receios e temores mais negros foram materializados, foi como se tivesse sido atingido por um tsunami gigante. Morri, morri mesmo, um cadáver conduzia aquela Strakar, a minha alma não habitava o meu corpo, tinha sido de lá arrancada pelo tsunami devastador, levada para a Antárctida onde ficou aprisionada sob um imenso glaciar...

De repente uma onda engole-me e lança-me a toda a velocidade num surf sem prancha directo à praia. Senti o fluir da água em torno de mim e a premente vontade de voltar a respirar; senti a areia a friccionar o corpo, travando a velocidade até à completa imobilização; a água recua deixando-me finalmente respirar. Foi algo contrariado que permiti que uma golfada de ar voltasse a invadir-me os pulmões. Expirei, levantei a cabeça e desatei a rir, ri profundamente e as minhas gargalhadas fizeram levantar as gaivotas que se preparavam para dormir ali por perto.

Olhei à minha volta, estava completamente nu deitado na areia enquanto as ondas vinham acariciar-me o corpo, levantei-me estava quase só, ao longe na névoa da maresia apenas se vislumbravam os vultos de algumas pessoas que passeavam pela praia. Voltei a correr para a água, repeti o longo surf, no fim do qual soltava um grito de prazer retornando para o mar que novo me trazia para terra.

Depois de dezenas de investidas voltei para a areia, exausto, distingui com dificuldade a minha roupa abandonada no areal, sentei-me ao lado dela e contemplei o pôr do sol, entrei em meditação e ali fiquei até o sol desaparecer por completo no horizonte, vejo o telemóvel a se assomar num bolso das calças e ponho a tocar aleatoriamente. Primeiro um jazz por Diana Krall - Almost Blue, seguiu-se The Blue de David Gilmour e quando as primeiras estrelas começaram a ficar visíveis Island também de David Gilmour.

Remeber that night
White steps in the moonlight
They walked here too
Through empty playground,this ghosts' town
Children again, on rusting swings getting higher
Sharing a dream, on an island, it felt right

We lay side by side
Between the Moon and the Tide
Mapping the stars for a while

Let the night surround you
We're half way to the stars
Ebb and flow
Let it go
Feel her warmth beside you

Remember that night
The warmth and the laughter
Candles burned
Through the church was deserted
At dawn we went down throgh empty streets to the harbour
Dreamers may leave, but they're here ever after
Levantei-me, sacudi o melhor que consegui a areia do corpo antes de me vestir e procurei o carro, coloquei a chave na ignição e o CD começou a tocar Diana Krall - Every time we say goodbye, I die a little. Recostei-me no banco e fiquei ali a contemplar um céu cor de laranja. Respirei fundo, os versos de On an Island atravessavam-me o pensamento misturando-se com aquilo que ouvia nesse momento e pensei em tudo o que me tinha acontecido.

Tinha morrido e voltado a nascer.

Fiquem Bem no Lado Escuro da Lua!

20 comentários:

  1. Olha que isso de morrer e voltar a viver paga direitos de autor!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Alexinblue13/10/09 18:46

    Bem nem sei que te diga. Eu sei que muitos dos nossos anseios, vontades, são drasticamente amputados...sei bem o que isso é...mas nada como um banho de mar para recuperar a força, a energia e afastar tudo o que há de más energias neste mundo. Independentemente do teu estado DARK sabes transmitir tão bem o que sentes e fazes senti-lo a quem te lê! Já eu tenho um mundo de palavras cá dentro que nem sempre saiem na devida altura e à altura. Dont´t let the sun go down on you. Make it sunshine always. Os dias cinzentos são sinais...não são de todo ruins, eles trazem sempre um ensinamento. Acredita e agarra-te ao que tens de bom na vida. Lembra-te sempre que há bem piores que tu. Vais ver que tudo começará a fluir positivamente. Faz um teste. E além disso és um privilegiado porque tens a cura mesmo ao pé de ti O MAR. Mergulhando limpas a alma do que é pesado...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Rafeiro Perfumado - Não foi ressurreição, foi renascimento. Em termos religiosos não tem a ver com o Cristianismo mas sim com o Budismo.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Alexinblue - Ontem por muito pouco o mar não resolveu em definitivo todos os meus problemas.

    Um erro de apreciação de uma onda e fui catapultado com a prancha num looping que terminou numa violenta cabeçada na areia.

    A onda parecia uma parede a elevar-se na nossa direcção, levando a minha filha a, prudentemente, ir para terra. Já tinha surfado ondas daquelas, até sem prancha, mas um erro no calculo do momento de arranque e na distribuição do peso provocou o desiquilíbrio para a frente sendo enrolado com tal violencia que o choque contra a areia foi impossível de evitar.

    A ideia do desespero que a minha filha iria sentir ao ver o pai ser tragado pela onda impediu que perdesse os sentidos e consequentemente me afogasse naquele momento. Tudo isto passou como um flash pelo meu cérebro no momento do impacto.

    ResponderEliminar
  6. Nitrox, este texto está super! Conseguiste! Que consigas sempre e que, quando as ideias forem mais turvas, que deixes o Mar dar-te porrada e fazer-te renascer.

    ResponderEliminar
  7. E o final com Diana Krall foi decerto Mágico, uau!!! HCL

    ResponderEliminar
  8. Excelente texto.por vezes há momentos em que estamos tão perto do outro lado da vida, que a repensamos com outro valor.
    e consigo imaginar a sensação de ouvir Diana Krall e david gilmour.

    Mas o "Every time we say goos bye, I die a little" entoa a gora na minha caçbeça, mesmo com o som desligado.

    Renascer é...único ( e tão, tão imperioso. Mesmo que acidentalmente)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Lélé - Foi um período conturbado, fiquei sem vontade de escrever, de viver. Culminou com um telefonema arrasador, acho que foi o pior momento da minha vida, perdi a noção de tudo e no fim o mar devolveu-me à vida.

    ResponderEliminar
  10. Ácido Cloridrix HCL - Podes crer que foi mesmo algo de mágico, coloquei essa música no blog pois é uma espécie de hino ao momento que vivi.

    ResponderEliminar
  11. AnaMar - Por vezes é preciso cair num poço para haver uma profunda revolução. Foi a resposta que obtive do IChing, ainda não entendi claramente o significado do poço, mas a revolução está completamente entendida.

    ResponderEliminar
  12. Estou feliz que as ondas teimaram em trazer-te de volta a ti mesmo. E nesses momentos a cara de quem mais amamos aparece-nos para nos salvar...


    beijos retemperadores
    e qualquer coisa ring the bell.

    abraço


    PS: obrigada pelas palavras amigas.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. O mar tem essa magia! de nos fazer renascer...
    Fica bem :)

    ResponderEliminar
  15. Micas - O problema é que voltamos para terra e morremos de novo...

    ResponderEliminar
  16. à espera que a dor passe...e o amor regresse.

    Bj

    (Se entendeste a revolçução, esquece o significado do poço. Acredita: só nos faz sofrer, querer entender tudo...Mas mesmo assim, ainda insisto :-(

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. AnaMar - O problema é que é no poço que reside a chave de tudo, a revolução é apenas o resultado.

    A dor está cá dentro, profunda, o amor também; e é aí que está grande parte do problema.

    ResponderEliminar
  18. O mar é a tua casa parte da tua vida, mas é quando voltamos á terra
    Que o verdadeiro tormento acontece, talvez o mar ensine que a violência das vagas pode ser combatida com o equilíbrio, que é assim que na terra devemos fazer, deves de ter passado uns momentos assustadores, mas não te esqueças que na vida tudo passa e a seguir a um tsunami a acalmia acontece

    beijos

    ResponderEliminar
  19. Passei para dar um beijinho ao novo Tu!

    ResponderEliminar
  20. Reconheço este pôr do sol.

    Tenho a certeza que vais encontrar o teu caminho. A vida tem destas coisas.
    Deixa-te levar pelas ondes. Não é aí o teu refúgio?
    Deixa-te ir sem destino e volta só quando te sentires seguro e forte para lutares pelo que queres.

    Beijo
    Anusca

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui