domingo, 17 de maio de 2009

Surf

música: Surfing USA - Beach Boys

Hoje estreei-me a pôr-me de pé sobre as ondas! Não, não me armei em Jesus Cristo, nem sequer usei o caminho das pedras, foi a minha primeira experiência de Surf.

Em primeiro lugar aquilo não é nada fácil, pois necessita de muito esforço e equilíbrio, para além de estar a levar com as ondas em cima, só por si, já é uma actividade desgastante, ainda mais a manobrar uma prancha de mais de 2 metros. Já tinha praticado muitas vezes bodyboard, aquilo que se chama correr marulho (i.e. usar o corpo como prancha e ir nas ondas), mas surfar nunca tinha conseguido experimentar. Digo-vos que é desgastante, saltar da posição de deitado para nos por-mos de pé sobre a prancha é muito violento, pelo menos para os meus 91 kg. Agora estou deitado na minha cama, com o portátil sobre as pernas e a sentir dores em músculos que nem sabia que existiam.

O dia começou com uma tentativa frustrada de ir à aula pois um iluminado qualquer resolveu marcar a festa da bênção das fitas na praia do Rei, quem conhece as praias da Costa da Caparica já deve imaginar o pandemónio que foi para se conseguir chegar à praia da Sereia. O atraso foi inevitável e os níveis de stress aconselharam-me a voltar à tarde.

Chegado ao Waikiki um susto, o mar estava completamente desordenado, o vento offshore destruía as ondas e criava uma vaga que tornava desaconselhável aos maçaricos como eu a saída para o surf. Pouco depois os meus receios confirmam-se os instrutores aconselham-nos a adiar o baptismo, mas perante o nosso ar desalentado acabam por nos dar a hipótese de ir-mos para a água e em boa hora o fizeram, pois enquanto se processou a parte teórica e o aquecimento, o vento decaiu e com a subida da maré o mar tornou-se mais ordenado.

Ainda em terra comecei a constatar que a barriguinha não ia facilitar-me a operação de me pôr de pé, depois foi tentar encontrar o equilíbrio numa longboard (a maior que eles tinham) com diversas piruetas e uma saída de frente sendo completamente enrolado pela onda. Depois de várias tentativas de me colocar em cima da prancha frustradas pela dificuldade em deslocar a 2ª perna para a frente, lá me consegui colocar de pé por alguns segundos naquela que foi a minha última tentativa, foi com um misto de alívio e pena que lá vim para terra. Uma certeza ficou na minha mente, voltarei a tentar quando tiver 85 kg, portanto é começar a dar no duro para abater rapidamente estes 6 kg.

Boas ondas no Lado Escuro da Lua!

10 comentários:

  1. Continua que vale a pena ;), a minha filha com 12 anos já é uma pequena expert ;D)
    Boa semana e boas ondas ;)

    ResponderEliminar
  2. Estou alguns dias sem acessar o blog, também sem deixar mensagens e saber como anda todo mundo. É que estive resolvendo uns problemas relativos ao inventário da família, faleceu uma paciente muito querida, também sofri uma agressão no transito, de forma que precisei de uns dias de reflexão para centrar as idéias e estar em paz. Mas estou de volta, e em campanha pelos desabrigados das enchentes.

    BeijUivoooooooooooosssssssss da Loba

    ResponderEliminar
  3. Micas - É uma óptima idade, já na minha é um pouco complicado começar, mas vou insistir pois gostei muito.

    ResponderEliminar
  4. Jaqueline - Também tenho andado por fora, muito trabalho, novos projectos, problemas domésticos, etc.

    ResponderEliminar
  5. Viva! Passei para ouvir o teu mar (o meu tem andado parado, mas estou a recativá-lo). Um xi-coração

    ResponderEliminar
  6. Tudo parece tão fácil quando são os outros a fazer, mas as novas experiências são boas, nem que seja para darmos valor a quem as pratica, pelo que vejo se não abateres os 6 k vais continuar é no fundo do mar ehehe
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Como diz a Multiolhares... A gente vê os outros fazerem e quase nem se apercebe do elevado grau de agilidade e força necessário.
    Então, mas não devias ir tentando o surf sem esperar pelo abatimento dos 6 Kg? Só com os treinos, numa semana, abatia-los e em duas semanas já estavas a precisar de os repôr!...

    ResponderEliminar
  8. Blue Sea - Isto das músicas e sons tem andado sob um ataque das editoras. Em relação ao som do mar, para além de ninguém ter os direitos de autor, está no meu site logo sob o meu absoluto controlo.

    ResponderEliminar
  9. Multiolhares - De facto aquilo até parece simples, o pior é fazer. Quanto às intenções são mesmo para levar a sério, o mar é a minha vida e quando está muito agitado para o mergulho, está óptimo para o surf, logo acho que vou mesmo aprender a surfar.

    ResponderEliminar
  10. Lélé - Tenho estado a pensar nisso, acho que vou tentar comprar uma longboard em 2ª mão, para ir para a praia treinar.

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui