domingo, 26 de abril de 2009

Regresso ao paraíso

música: Return to Paradise - Elton John
Em primeiro as más notícias, o Imeem, e os outros sites do género que conheço, deixaram de disponibilizar as músicas na totalidade, salvo raras e honrosas excepções só passam trechos de 30". Uma treta que me fez perder uma tarde inteira em busca de solução.

No Sábado voltei a mergulhar, já lá ia um longo mês de degredo em terra firma. Voltei ao local do costume - Sesimbra e ao spot mais mergulhado por mim - a Baía de Armação.

As condições de mergulho não sendo boas eram bem melhores do que estava previsto. Apesar de um vento de 15 nós o mar até nem estava muito agitado, mas durante o mergulho foi ficando pior, algo que deu para notar debaixo de água pois a visibilidade começou a baixar drasticamente. No regresso levamos bastante pancada do mar.

O fundo estava coberto de algas vermelhas, e a primeira foto foi a um pepino do mar salpicado de branco. Descobri algumas cavernas que nunca tinha visto, onde uma luz fantasmagórica entrava por duas "janelas" criando um ambiente místico. Enquanto ia tentando diversos enquadramentos fotográficos fui pensando que por muito que se mergulhe num local, acabamos sempre por encontrar coisas novas .

Um choco de dimensões apreciáveis brindou-nos com uma verdadeira sessão de fotos, qual top-model, ficou por ali pairando e colocando-se em diversas poses, tirei 12 fotografias ao bicho!!! Só para se ter a noção do quão à vontade estava.

Mais uma vez agradeci a quem teve a ideia de criar a reserva ecológica de Sesimbra, as criaturas marinhas já não fogem esbaforidas com medo de serem arpoadas assim que vêem um mergulhador.



Os espirógrafos esses nunca fogem, limitam-se a esconder-se no seu tubo assim que sentem a proximidade de um animal que tenha dimensões para os comer, havia bastantes, de várias cores e tamanhos. Outro reparo foi que o número de estrelas do mar e ouriços do mar era substancialmente inferior ao que era hábito por estas bandas. Será que houve um aumento dos predadores deste 2 invertebrados? Se a razão for essa então é mais uma razão de aplaudir a reserva pois estes estava a ser uma verdadeira praga.

As taínhas de grandes diemsões também abundavam. Admiro estes peixes pois têm um aspecto bastante hidrodinamico, com um corpo fusiforme e a sua impomente cauda devem conseguir atingir elevadas velocidades.

De resto foi um bom mergulho, o parceiro com que mergulhei desta vez, era bastante simpático e tentou sempre manter-se por perto, apenas nos perdemos por algum tempo quando a visibilidade baixou muito. mesmo assim ele manteve a calma o que permitiu-me encontrá-lo sem necessidade de subrimos.

Foi óptimo para recarregar as baterias para mais uma semana de trabalho.

Fiquem Bem no Lado Escuro da Lua!

14 comentários:

  1. Quando quiseres sacar música para o blogue, sem quereres gramar com os videos: saca do youtube para o caderno de notas, e depois reduz o comprimento (à unha) para 225 e a largura para 25, ficas só com a barra da música, e nem lá aparece que é do youtube... ;)

    Abraço!
    P. S. Como esta merda anda... por vezes até dá vontade de ser taínha.

    ResponderEliminar
  2. Excelente ideia, o problema é que me tinha habituado a colocar músicas em play list para poder usar o blog como uma rádio.

    De qq modo se usar o standalone, basta clicar no nome da playlist no canto superior esquerdo, que se abre um separador e toca as músicas completas.

    As músicas que eu faço o upload tocam na integra, portanto tenho de começar é a bombar para cima:-)

    ResponderEliminar
  3. Clica na minha musica, lá encontras o link é muito facil tambem!

    beijo grande

    ResponderEliminar
  4. Mergulhar...
    Um dia ainda hei-de!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. E tu trazes sempre novidades, coisa que os noticiários não têm feito!...

    Não percebi se havia praga de ouriços e estrelas do mar, ou se de predadores deles...

    Uma vez, apanhei da areia na praia, uma estrela do mar... Era azul... ou já estava azul, porque morreu logo!... Se ela tinha salvação, também teve azar comigo...

    ResponderEliminar
  6. Pearl - Parece geral, tem a ver com os direitos de autor. De qualquer forma obrigado pela sugestão.

    ResponderEliminar
  7. AnaMar - E que esse dia chegue cedo, pois nem sabes o que perdes.

    ResponderEliminar
  8. Lélé - A praga eram os ouriços e as estrelas do mar. São muito bonitos mas dizimavam a população de bivalves sem qualquer controlo. Agora com o reaparecimento dos seus predadores naturais, parece que o equilíbrio regressou. A ver vamos.

    ResponderEliminar
  9. Neste caso acho que foi óptimo para "afogar" as baterias!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  10. Nada como fazermos coisas que nos dá prazer para o resto da semana não parecer tão duro
    beijo

    ResponderEliminar
  11. Não é só o "imeen", tb o "deezer" etc, e sim tem a ver com os direitos de autor, mas o Klatuu deu uma boa dica, obrgd aos dois ;)

    Pois...Sesimbra e o mar..., ai que inveja tenho de ti, no bom sentido claro, obrigada pela partilha é sempre mt bom "mergulhar" por aqui :)
    Boa semana

    ResponderEliminar
  12. Rafeiro Perfumado - Bem podes dizer "afogar as baterias"!

    ResponderEliminar
  13. Multiolhares - De acordo, mas a dureza da semana apenas tem a ver com a maldade e inveja duns e outros.

    ResponderEliminar
  14. Micas - Mergulha sempre, só tenho pena de não ter mais disponibilidade para realizar ainda mais mergulho e trazê-los, na medida do possível, para aqui.

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui