domingo, 15 de março de 2009

Feel

música: Feel - Robin Williams

Nunca tinha visto tanta cor debaixo de água. Nunca tinha visto um bodião machado de um azul eléctrico fluorescente. Infelizmente um arreliador problema de compensação dos tímpanos obrigou-me a subir e a perdê-lo de vista. Tudo o que consegui foi esta foto (tirei mais duas mas como o flash não disparou ficaram sub-expostas).

Diria que a Primavera também chegou ao reino de Neptuno!


Desenganem-se se pensarem que foi apenas o bodião, as judias macho também exibiam uma coloração exuberante, os ouriços e as anémonas estavam bem mais coloridos que o habitual.

A temperatura da água (14º) também já começa a reflectir uma Primavera que chegou algo antecipada, pena a visibilidade reduzida.

Nem quero imaginar o quadro que nos seria exibido com uns 20 metros de visibilidade.

Os cardumes de salemas reflectiam os raios de sol como se de bolas de espelhos se tratassem, por vezes vi-me cercado por vários cardumes que transformavam o mar numa orgia de luz e cor.


As algas apresentavam um tapete vermelho bordeau exuberante.

Pequenos cabozes observavam-nos a coberto da sua camuflagem, nunca tinha sentido tanto a falta de uma lente macro. Aqui e ali pequenas explosões de cor, como aquelas duas anemonas verdes em baixo, solicitavam um "close" que a minha câmara não permite, pelo menos enquanto não comprar as dias lentes.

Mergulhar é para mim encontrar uma paz difícil de obter sob a opressão da gravidade, impossível mesmo no corropio dos nossos dias, no stress do emprego. Mas hoje a paz era muito mais intensa, talvez este tenha sido o mais belo mergulho que já fiz. Não foi o melhor mas foi definitivamente o mais belo.

Deixo aqui o convite para contemplarem calmamente as fotos, ao som da banda sonora, por alguns minutos esqueçam tudo, passem o vídeo deixem-se embalar. São 3 minutos que de imagem, podem desligar os som do mar e da música e ouvir o borbulhar do regulador ou deixar a música seguir para a Moonlight Sonata. Ou fazer um replay uma vez com os sons ao vivo outra com a banda sonora.



Fiquem em Paz lado escuro da Lua!

14 comentários:

  1. Tenho certeza de que, em alguns momentos não tão felizes na vida, você haverá de saber utilizar as imagens que tanto lhe fazem bem, e agradecer a Deus, por tamanha oportunidade. Creio nisso.

    BeijUivoooooooooosssssssssss da Loba

    ResponderEliminar
  2. Agora percebo o porquê dessa alegria, tem toda a pinta de ter sido um mergulho fantástico.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha! Por acaso, eu esqueço-me (só posso falar por mim) que no fundo do mar também há verão, inverno, primavera e outono!... E cada estação deve ter a sua marca, não? Os peixes ficam mais coloridos? Por causa da luz ou para seduzir?
    Aquelas sardinhas salemas são autênticos espelhos! Coisinhas sem grande graça, mas tão interessantes!
    O vídeo... Não há som melhor para ele que o natural!... Tão raramente ouvimos esse som aqui pela superfície, que até chega a assustar! Lindíssimo... Tudo... Adorei este mergulho... Obrigada...

    ResponderEliminar
  4. Boas !

    E onde foi o mergulho ?

    No Domingo tambem estive em Sesimbra..."Jardim das Gorgónias".

    A visibilidade onde mergulhaste estava um pouco melhor ...

    http://picasaweb.google.com/lh/photo/Pl4SAcDcI8k9KGyIRMaGSw?authkey=Gv1sRgCLSL3qG9k8PMHQ&feat=directlink

    Há mais fotos "no sitio do costume"

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Continuo a tentar ganhar coragem....
    Belas fotos

    ResponderEliminar
  6. Jaqueline Sales - As tuas palavras foram premonitórias, de facto a vida não tem sido fácil, estes últimos dias têm sido complicados, mas graças a estas imagens acabo por me conseguir controlar.

    ResponderEliminar
  7. Rafeiro Perfumado - Podes crer, foi algo de transcendente, melhor só deve ter sido para o meu buddy do costume, pois estava no mar vermelho.

    ResponderEliminar
  8. Lélé - Os mesmos ritmos que se passam à superfície ocorrem debaixo de água, com as diferenças relativas ao meio. A coloração mais exuberante nalgumas espécies de peixes, serve para atrair as fêmeas e nesta altura estava no ponto mais alto.

    As salemas perdem alguma graça em foto/vídeo pois os jogos de luz que provocam são difíceis de captar.

    ResponderEliminar
  9. diario de mergulho - Estava ali mesmo ao teu lado! Na Pedra do Leão. Fui com a Nautilus, o meu barco ficou ali e o da Isabel foi para o Jardim das Gorgónias.
    Estou a ver que tive sorte com o barco. Pelas fotos vejo que do meu lado a visibilidade era bem melhor, apesar de não estar também grande coisa.

    ResponderEliminar
  10. AnaMar - Experimenta a vir a Sesimbra dar um passeio no barco de fundo de vidro, ou então vai até ao oceanário e senta-te junto ao tanque principal, tenta imaginar que não há vidro e que estás lá dentro, deixa-te levar pela imaginação. Depois faz um baptismo de mergulho com alguém que tenhas confiança numa piscina. Vencendo o receio de respirar debaixo de água, invoca as sensações que tiveste no oceanário.

    ResponderEliminar
  11. Ricardo Cordeiro - Obrigado! Melhor mesmo era ter trazido uma dos Açores ou do Mar Vermelho; Caraíbas, Maldivas ou Seycheles também eram boas ideias.

    ResponderEliminar
  12. É isso que eu faço sempre que aqui venho, buscar um pouco de paz e matar saudades. Obrigada Nitrox pelos momentos que levo daqui.

    Fica bem e boa semana :)

    ResponderEliminar
  13. Micas - É para mim um prazer redobrado saber que gostam de aqui vir.

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui