domingo, 1 de fevereiro de 2009

Adeus Tom

O Jerry (castanho), o Tom (amarelo) e o Black.

De quando em vez tropeçamos na morte e só nessas alturas pensamos mesmo nela. O fim-de-semana começou mal, com a notícia do falecimento do pai de uma Amiga, hoje foi a vez do meu cão Tom.

Era um porco! Fazia as necessidades por todo o lado, deixando-me desesperado, mas era o meu fiel catador de pinhas, garantido-me sempre uma boa provisão delas para acender a lareira ou a churrasqueira. O Tom estava abandonado e muito maltratado num canil, já separado do resto da ninhada, mal nutrido, encontrava-se enroscado num canto, resignado à espera da morte. A minha mulher achou por bem trazê-lo, apesar de eu lhe avisar que provavelmente não sobreviveria.

Esteve connosco 11 anos, poucas vezes esteve doente até que há umas semanas comecei a notar que ele estava a emagrecer demasiado. Fomos ao veterinário e o diagnóstico não podia se pior vários tumores nos gânglios, ainda por cima internos. O estado de fraqueza desaconselhava qualquer intervenção, ainda para mais as metastases deviam estar espalhadas por todo o corpo.

Ontem deixou de comer e o sofrimento do animal já era notório, hoje saí com ele, lancei-lhe umas pinhas que ele prontamente foi apanhar, mas já com alguma dificuldade, peguei-o ao colo e fui com ele ao veterinário, ficou no meu colo até adormecer e partiu...

Foi apanhar pinhas no Lado Escuro da Lua!

13 comentários:

  1. E por muito que a gente se depare com a morte, por muito que a gente espere por ela, quando vem, é sempre inesperada...
    A morte nunca é uma coisa alegre! Mesmo os muçulmanos radicais (os fanáticos idiotas), que educam as crianças no sentido de serem "mártires", mesmo esses, podem sentir felicidade na morte de algum deles (uma felicidade distorcida, a meu ver, mas isso é outra história), mas nunca sentem alegria...

    ResponderEliminar
  2. Um abraço sentido, ficas com a certeza que fizeste um ser muito feliz pelos anos em que pertenceu à família.

    ResponderEliminar
  3. Conheço essa dor. Em abril passado perdi a Cinderela, uma gata siamesa com 15 anos, criada como filha.

    Força e fé, meu querido.

    Rainbow Bridge
    A Ponte do Arco-Íris
    Neste lado do Céu há um lugar chamado Rainbow Bridge.
    Quando animais, que foram muito próximos de alguém, morrem,
    esse animal vai para Rainbow Bridge.
    Há campos e colinas para que todos os nossos amigos especiais, possam correr e brincar.
    Há comida farta, água e sol.
    Nossos amigos estão aquecidos e confortáveis.
    Todos os animais que estiveram velhos e doentes, têm sua saúde e vigor restaurados;
    aqueles que foram machucados ou mutilados, estão inteiros e fortes novamente,
    exatamente como nos lembramos deles, em nossos sonhos sobre os dias que se foram.
    Os animais estão felizes e contentes, exceto por uma pequena coisa.
    Cada um deles sente saudade de alguém muito especial para eles, que teve que ser deixado para trás.
    Todos correm e brincam juntos, mas chega o dia em que um deles subitamente pára e olha ao longe.
    Seus olhos brilhantes estão fixos;
    seu corpo treme de ansiedade. Subitamente ele começa a correr, se afastando do grupo,
    voando sobre a grama verde, suas pernas o levam cada vez mais rápido.
    Você foi reconhecido, e quando você e seu amigo especial finalmente se encontram, vocês se unem num alegre reencontro, nunca se afastarão um do outro de novo.
    Beijos felizes cobrem sua face; novamente suas mãos acariciam aquela amada cabeça, e você olha de novo dentro daqueles olhos confiantes, há tanto tempo longe de sua vida
    Mas nunca longe do seu coração
    Então, vocês atravessam a ponte do Arco-íris juntos...
    -- Anônimo --

    ResponderEliminar
  4. A todos um muito obrigado pelas palavras de conforto.

    ResponderEliminar
  5. As minhas lágrimas ferveram...

    deixo-te um abraço bem apertado...


    beijo

    ResponderEliminar
  6. Vim te ver e saber de ti, meu querido...


    BeijUivooooooooooooosssssssssssss

    ResponderEliminar
  7. custa tanto ver partir os nossos companheiros, pois não são simplesmente bichinhos mas fazem parte da família, mas o mais importante no meio do sofrimento é que durante 11 anos ele foi feliz, teve um lar e quem o amasse então de certeza que partiu feliz
    beijos

    ResponderEliminar
  8. Agradeço de novo as palavras de conforto e peço desculpa pela minha ausência.

    Tem me faltado inspiração, mas também tenho andado muito ocupado com o meu projecto NITROX32. Virei brevemente deixar aqui um post com o progresso das coisas e uma "reportagem" sobre a minha presença na Exposub 2009.

    Até lá!

    ResponderEliminar
  9. Coitadinho do Tom, pelo menos teve uma hipotese de ser amado.

    Se mais pessoas pensassem assim, este mundo era bem melhor para os nossos amigos de 4 patas!

    Ele é agora uma estrelinha no Céu dos animais :-(

    ResponderEliminar
  10. Cenourices - Agradeço as palavras e a visita.

    Bem-vinda!

    ResponderEliminar
  11. Dói tanto perder os nossos grandes e verdadeiros amigos

    ResponderEliminar
  12. Um abraço.
    Tenho o meu Sky comigo há onze anos e nem quero pensar nisso...custa imenso...e isto só de pensar...eles passam a ser mais um membro da família.

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui