sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Portinho da Arrábida


Talvez não seja um exagero afirmar que este é um dos mais belos lugares do Mundo. Em poucos lugares a Serra, o Mar e a Praia estão em tão perfeita
harmonia. Em poucos lugares se sente uma paz tão profunda e inspiradora.

Fui visitar o Museu Oceanográfico na Fortaleza de Santa Maria, subi ao topo e contemplei a paisagem sublime que nos é oferecida. Toquei o sino com um pouco de inveja, deve ser algo de maravilhoso viver ali, assim sem qualquer preocupação.

A minha filhota aproveitou para se deitar em cima da muralha ficando a absorver todas as sensações maravilhosas que aquele sítio nos transmite.

-Isto é tão lindo...
-Pois é filha, é um pedaço do paraíso que caiu aqui na Terra.

Ficamos ali até à hora de fecho da fortaleza, sorvendo com sofreguidão cada imagem, cada som, cada cheiro, cada carícia do vento nos nossos rostos, cada sabor a sal trazido pela maresia.

Aquela paisagem fala connosco, diz-nos que a vida é bela, que o Amor é sublime, convida-nos a desfrutar cada momento, ensina-nos a apreciar cada inspiração. Diz-nos que é fácil ser-se feliz, basta abandonar-nos à contemplação, limpar os problemas da nossa mente e viver cada segundo como se fosse o último.

Observar as suaves ondulações do Mar, os barcos que baloiçam alegremente nos seus braços e deixar a paz invadir o nosso corpo.

Saímos dali e descemos em direcção à praia, as casas brancas enquadram-se perfeitamente na paisagem, transmitem a mesma aura de paz que a restante envolvência, diversas flores pintam o ambiente de vermelho e rosa, as tâmaras acrescentam um tom amarelo.

A paisagem continua a falar connosco, convida-nos a demorar mais um pouco, a saborear mais uns momentos a viver intensamente cada segundo que ali passamos. Vamos ficando, já há muito que fomos seduzidos por ela.
As nuvens também foram seduzidas por esta beleza e vieram beijar ternamente a Serra.

Encostei o carro e a minha filha fotografou esse momento de ternura. Voltou para dentro e suspirou:

- Pai isto é tudo tão belo. Porquê que o Mundo inteiro não é assim?

A paisagem veio em meu socorro e murmurou:

- Se não houvesse o feio, como seria possível apreciarmos o belo?

Fiquem Bem, no Lado Escuro da Lua!

6 comentários:

  1. Talvez seja por isso que existe a dualidade,
    Mas como explicar a uma criança que o resto
    Do mundo não é assim pelas mãos errada
    da humanidade.
    As crianças entendem o belo, a simplicidade,
    Elas são o amor, só elas sentem o verdadeiro brilho da vida.
    Deixei uma resposta para ti no meu blog sobre a Irlanda uma vez que é um país que te atrai
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Dicotomias á parte, ou nao... o nosso Portugal é um elixir para os olhos e para os sentidos. Cores, sabores, cheiros, paisagens e gastronomia, e mar... muito mar...
    adoro o meu país e conto os dias para regressar a "casa"!
    Obrigada por partilhares a beleza deste passeio com momentos eternizados em fotos e palavras!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela Luzinha. :)

    ResponderEliminar
  4. Lindíssimo! também é um dos meus lugares mágicos.

    ResponderEliminar
  5. Nem sei como te agradecer este post!! é sim, o lugar mais bonito do mundo, pelo menos para mim.Costumo lá ir todos os anos, e fico sempre ou Sesimbra ou numa dessas casinhas que tens na foto. Sou uma minhota apaixonadíssima pela serra da Arrabida, o seu sonho era comprar o mosteiro só para mim...aquele pedaço de paraíso é mágico e místico, é liiindooo. Obrigada Nitrox

    ResponderEliminar
  6. Todos - Não respondi ao vossos comentários atempadamente pois estava num período super atribulado, a preparação do livro, o regresso ao trabalho, etc.

    De facto o Portinho da Arrábida é um pedaço do paraíso na Terra!

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui