domingo, 31 de agosto de 2008

Pedra da Lagoa

in The Wet Side of the Moon
música: The Great Gig in the Sky - Pink Floyd - The Dark Side of the Moon


Depois de 3 meses o Mar voltou a acolher-me nos seus braços!

Cada vez que volto a mergulhar após um tão grande período de ausência é como se
renascesse. Sou invadido por uma sensação quase orgástica que dura desde o momento em que começo a preparar a mala até assinar o logbook.

Ontem o mar estava calmo, parecia azeite, ao mergulhar sou recebido por um cardume de carapaus que brilhavam como se fossem pedaços de lua e me envolveram num festival de luz, como que a dar-me as boas vindas.

Continuei a descer e deparo com uma floresta de gorgónias de várias cores, com os seus leques abertos contra a corrente. Pequenos peixes passeavam entre elas, aqui e ali um ouriço do mar, uma anémona e um ou outro pepino do mar.

Só aqui me lembro que mergulhei com menos 4 Kg de lastro que o habitual, no entanto a descida foi fácil, muito fácil, as sereias e as musas conduziram-me para baixo sem qualquer esforço.

Parece que quanto mais Amamos o Mar mais ele nos Ama também.

Um cardume imenso de jovens fanecas tira-me dos meus pensamentos, sigo-as, deixo-me envolver por elas, sinto-me como se fosse uma delas e prossigo o mergulho.

Sinto-me recuar milhões de anos, as lembranças do nosso passado marinho devem ter ficado indelevelmente gravadas no meu ADN, pois recordo-me que nasci aqui, vivi aqui e morri aqui. Primeiro era uma simples célula, depois renasci como uma alga, voltei a morrer e a nascer diversas vezes.

Fui uma esponja, um peixe, um tubarão, depois aconteceu uma calamidade e renasci terráqueo, fui muitos animais, mas voltei ao mar, fui uma baleia, fui um golfinho, voltei a nascer em terra como um homem.

Foi então que tomei consciência, que pude Amar o Mar. Então voltei a ele, desta vez precisei de fato, de garrafas, de barbatanas artificias e colete, mas só agora me deslumbro, só agora me sinto fundir nesse Universo liquido, só agora compreendi a verdadeira essência, o verdadeiro AMOR. Só agora consigo admirar em toda a sua plenitude a beleza dos Oceanos.


Um enorme safio vem cumprimentar-me, olhamos-nos longamente nos olhos um do outro. Ele disse-me:

-Um dia serei um homem como tu.
E eu respondi:
-E eu já fui um safio como tu.

O computador apita, atingi o fim do RBT, tenho de voltar à superfície.

Largo a bóia de patamar e subo aos 5 metros, prendo o mosquetão do carreto da bóia de patamar num arnês do colete e consigo um equilíbrio perfeito e fico ali a pairar durante os 3 minutos da praxe, sem um movimento, apenas um ocasional bater de barbatana para manter a posição naquela doce imponderabilidade. Sinto-me feliz imensamente feliz. Subo para bordo e até agora ainda não parei de sorrir.


Fiquem Bem, no Lado Escuro da Lua!

11 comentários:

  1. O texto só por si não consegue transmitir o vórtice de emoções que senti, de modo que adaptei-o para tentar acompanhar a música.

    Se conseguirem ler pausadamente e observar os imagens com calma de modo a terminarem o texto ao mesmo tempo da música poderão obter uma envolvência mais emocional, mais próximo do que eu quis expressar.

    Tenho pena de não puder juntar o aroma do mar. Bem o ideal seria levá-los comigo...

    ResponderEliminar
  2. Por acaso a música até terminou antes de eu acabar de ler, foi quase ao mesmo tempo. Eu sei que é quase impossivel de sentir as emoções que sentes em cada mergulho que fazes, eu tento imaginar e colocar-me no teu lugar, nunca fiz mergulho, mas adorava e ainda não perdi a esperança de fazer um curso de mergulho, deve ser indescritível. Embora eu seja de signo "terra" tenho a certeza que tb já nasci peixe um dia, adoro o mar, tanto como tu, embora não tenha nem metade do teu conhecimento. Infelizmente agora vivo longe dele, sirvo-me das tuas letras em forma de salpicos que me trazem uma brisa a maresia e me acalmam as saudades. Grata, irmão do mar :)
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Um safio a falar contigo? Acho que a mistura da garrafa não deve estar totalmente boa... ;)

    ResponderEliminar
  4. Micas - Estás convidada para realizar um baptismo de mergulho. Tenho todo o prazer em apresentar ao mar todos os que o AMAM.

    Quando vieres cá a Portugal só tens de dar-me um toque para marcarmos essa primeira visita ao Reino de Neptuno.

    ResponderEliminar
  5. Rafeiro Perfumado - Por acaso o Nitrox estava a 33% quando por norma deveria ser 32 para aquela profundidade, mas acho que não foi por aí:-)

    ResponderEliminar
  6. Quem me dera ter andado por aí, também.

    Mas tenho que me contentar com esta musica e estas palavras.
    Abreijos

    ResponderEliminar
  7. Anamar - De facto só mesmo estando lá se consegue desfrutar na plenitude as emoções que tento transmitir.

    Volto a deixar um convite, e estendo-o a todos, para um baptismo de mergulho. É entrar noutro mundo, quase noutro planeta.

    ResponderEliminar
  8. Como é bom quando nos sentimos em sintonia
    Com o universo, quando descobrimos que nada esta separado, somos unos um pedaço de pó de estrelas e o mar tem os seus habitantes, onde como dizes já pertencemos a
    Esse lugar.é bom esse sensação de felicidade
    Que ela dure até ao próximo mergulho
    beijos

    ResponderEliminar
  9. Esta tua intensa simbiose com o mar é incrível!
    Se eu com um simples mergulhito em apneia, mesmo sem falar com safios, já me sinto "em casa", imagino tu!
    Obrigada pelo convite, vizinho! Sim, porque nós agora ainda somos mais vizinhos!

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Multiolhares - Alguns naturalistas, dentre eles o mais destacado é Desmond Morris, acreditam que o Homem já foi um mamífero marinho, tal como as focas. Por isso a nossa relação com o Mar é tão próxima.

    Em relação à felicidade que sinto no mergulho, de facto não posso passar sem o Mar, e quanto mais mergulhado no seu seio mais feliz me sinto.

    ResponderEliminar
  11. DarkMorgana - Mergulhar em apneia é bom, não é tão intenso como puder lá ficar longos minutos, mas tem os seus encantos. Tenho dois sacos e equipamentos distintos para ambas as modalidades.

    É a melhor maneira de iniciar o mergulho e uma boa forma de perder aquele primeiro temor que se sente ao invadir o reino de Neptuno.

    Bem vinda ao maravilhoso mundo do silêncio.

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui