domingo, 3 de agosto de 2008

Está tudo bem

in The Wet Side of the Moon
música: It's Alright - Café del Mar


Esteve um dia lindíssimo, as gaivotas piavam enquanto deslizavam suavemente na brisa do fim da tarde. Tinha estado na Cordoama, onde as ondas violentas convidavam a umas surfadas. O contraste após percorrer uma dúzia de quilómetros era evidente, aqui em Lagos o mar está liso como uma mesa de bilhar. O Barlavento do Algarve é assim, num lado uma calmaria do outro, um mar furioso. Vou inspirando o cheiro da maresia, fecho os olhos e viajo no tempo, até a um fundo submarino coberto de algas púrpura, onde pairo sem sentir qualquer peso, qualquer força externa.

Um pequeno peixe observa-me atentamente, interrogando-me sobre a minha presença. Tranquilamente respondo-lhe que estou onde sempre quis estar, que por um erro fortuito a natureza fez-me nascer humano, embora na realidade apenas me sinta bem debaixo de água.

Ficamos bastante tempo a olhar-nos um ao outro, invejei-o, ele pode levar toda a sua vida debaixo de água, respira-a, não precisa de coletes, nem de lastro, nem de fatos, nem de aparelhos respiratórios. Ele invejou-me, podia sair daquele mundo e entrar noutro, podia ver os pôr-do-sol, respirar na atmosfera, contemplar o voo dos pássaros, não tinha de me preocupar com os predadores e podia sempre voltar cá para baixo, para o reino do silêncio.

Continuei o meu passeio, maravilhando-me com a delicadeza de um caboz, ao mesmo tempo que pensava que se calhar o pequeno sargo tinha razão o caboz confirmou, disse-me que ali todos me invejavam, até a estrela-do-mar que podia bem passar umas horas fora de água, mas não tinha olhos para ver. Acabei por lhes dar razão, afinal a expressão popular “esperto que nem um sargo” devia ter algum fundamento.

Pela primeira vez senti-me bem por ser um humano, por poder contemplar ambos os mundos, por poder ter consciência da beleza do mundo e admirá-la, afinal a natureza tinha razão, a natureza tem sempre razão, nós os Homens é que temos a mania que a havemos de corrigir. Senti uma raiva profunda, sou da mesma espécie que está a delapidar o planeta, mas lembrei-me de Jacques Cousteau, de Al Gore e dos muitos milhares de anónimos que, como eu, apoiam ou apoiaram instituições como o Greenpeace ou a Quercus e que diariamente lutam por um planeta melhor, lembrei-me da cada vez mais emergente cultura ecológica, lembrei-me da minha filha.

Talvez haja uma esperança para a humanidade, talvez não seja tarde demais para salvar o planeta.

Um pequeno ruivo passeou pela minha frente, decidi ficar ali a observar como ele caminha pelo fundo com as suas patitas, levantando sedimentos em busca de alimento. A vida para ele pode ser simples e graciosa, mas afinal de contas ele não tem capacidade para se poder deleitar dela.

Enchi os pulmões com o ar salgado do fim da tarde, regressando da minha viagem no tempo e no espaço, contemplo o voo gracioso das gaivotas enquanto o vento sopra nos meus ouvidos. It’s Allright! A suave melodia do Café del Mar preenche o resto do quadro, a felicidade é algo de momentâneo, é um estado de espírito que se pode atingir mesmo no meio da adversidade, só precisamos de seguir o que nos disse o Dalai Lama “Apenas há 2 dias no ano em que nada se pode fazer, um chama-se ontem e o outro amanhã...”.


Fiquem Bem, no Lado Escuro da Lua!

19 comentários:

  1. Tua alma é oceanica, Nitrox... e, por ser tão grandiosa, teu coração nem cabe dentro desse mar.

    BeijUivooooooooooosssssss da Loba

    ResponderEliminar
  2. Pois é, faço minhas as palavras da Keila ;)
    Que tal aí pelos "All"garves?? tenho saudades da Ilha de Tavira, o meu local de eleição qd aí vou!
    Boas férias e melhores mergulhos :)

    ResponderEliminar
  3. Keila - Obrigado. Nem sei o que dizer mais, a não ser um profundo e sentido obrigado pelas tuas palavras.

    ResponderEliminar
  4. Micas - O mesmo em relação a ti. Em relação aos "All"garves, ou All Algarves ou simplesmente Algarves, está bom! Não desdenhando Tavira, prefiro mesmo Lagos e a Costa Vicentina.

    Já agora muita gente criticou o Allgarve, para mim até foi um slogan feliz, é que não existe um Algarve mas sim 3 (já lá vinha nos títulos dos Reis de Portugal e dos Algarves) o litoral, o barrocal e a serra.

    ResponderEliminar
  5. Sou só eu a achar o peixe parecido com o Mário Soares? Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Rafeiro Perfumado - Por acaso já tinha pensado em quem é que o peixe me fazia lembrar;-)

    ResponderEliminar
  7. Por isso temos de viver o dia de hoje com intensidade

    fica bem

    ResponderEliminar
  8. Multiolhares - (...), portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

    ResponderEliminar
  9. aproveito para deixar do link do meu novo blog de fotos.: afonsobastosfotografia.blogspot.com

    aguardo a visita :)

    ResponderEliminar
  10. Estas são as marés que lavam a alma... e compensam daquelas coisas como a última do «Escárnio»...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  11. Que texto maravilhoso, estou estarrecida a olhar pas as fotos e para as palavras...
    Eu para aqui a pensar nas férias e outros, como tu, fartos de estar em casa, antes cansado e com a lingua de fora do que em recuperação, com dores, etc... é verdade, a gente queixa-se mas há sempre quem esteja pior do que nós!
    As melhoras e bom fds com muito sol

    ResponderEliminar
  12. Afonso - Passarei por lá!

    ResponderEliminar
  13. Lord of Erewhon - Infelizmente nada mudou, apenas tento usar todos os momentos menos maus para me puxar para cima.

    ResponderEliminar
  14. Maresia_mar - Também tenho consciencia que há quem esteja a sofrer bem mais que eu. Aliás Sócrates (o genuíno) dizia qualquer coisas do género que se fizessemos uma pilha com todos os problemas do mundo para serem destribuidos equitativamente, a maioria das pessoas ficaria bastante satisfeita se tirassem apenas o equivalente ao que lá colocaram.

    ResponderEliminar
  15. Aguçaste-me a curiosidade pelo mergulho :-)

    ResponderEliminar
  16. Momentos lindíssimos! E tu és um sábio, porque só um sábio consegue viver tão perfeitamente momentos assim, enquanto os imediatamente antes e/ou depois são aquela coisa... (do escárnio)

    ResponderEliminar
  17. Moura - E garanto-te que se a satisfazeres verás como os meus textos são pálidos em relação à beleza do mundo submarino.

    ResponderEliminar
  18. Lélé - Garanto-te que é mais uma questão de sobrevivencia do que de sabedoria. Se não fosse o meu mar provavelmente já teria enloquecido.

    A forma como tenho os blogs organizada reflete um pouco a minha cabeça. Tenho tudo compartimentado e concentro o meu esforço em manter esses compartimentos o mais estanques possível.

    ResponderEliminar
  19. finalmente, vou de férias.. Até setembro.
    Não te esqueças de ser feliz.
    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui