quarta-feira, 11 de junho de 2008

Cousteau



Faz hoje 98 anos que nasceu o comandante Cousteau. Até hoje nunca me tinha referido a ele aqui no meu blog, uma falha grave tendo em conta que lhe devemos muito do que hoje se sabe sobre o mar, assim como o desenvolvimento do mergulho, para além de ter sido uma das vozes mais activas na defesa do ambiente.

A primeira imagem que ocorre dele é na ponte do Calypso com o seu barrete vermelho, a supervisionar as operações. Sobre a vida dele podemos ler tudo, ou quase, na Wikipédia e em dezenas de biografias. Por isso vou falar daquilo que ele foi para mim. A primeira vez que li sobre ele foi no "Grande Livro dos Oceanos" publicado pelas Selecções do Readers Digest. Esse livro foi a porta para o meu conhecimento dos mares, foi o catalisador de um AMOR que ainda hoje perdura. Mais nenhum outro nome surge com tanta frequência neste livro que o dele, é mencionado em 23 páginas, o segundo, Cristóvão Colombo, aparece em 13! De facto é hoje impossível falar de mar sem mencionar Cousteau.

Rapidamente tornou-se um dos meus heróis de infância, influenciou em grande medida o meu AMOR pelo Mar, fez-me querer vir a ser mergulhador, fez-me sonhar em um dia fazer parte da sua tripulação, fez-me compreender que a vida marinha é delicada e frágil, abriu-me os olhos para os problemas ambientais (é preciso ver que estávamos nos finais dos anos 70).

Toda a humanidade tem muito a agradecer a Jacques Cousteau, foi ele que inventou e desenvolveu o escafandro autónomo, foi dos que mais estudaram o problema de respirar gases comprimidos debaixo de água, ajudou a desenvolver as misturas de Nitrox e Trimix, descobriu centenas de mistérios submarinos e ainda deixou portas abertas para o futuro, como sejam um novo tipo de propulsão para os navios, a concepção de cidades submarinas, etc.


As aventuras de Cousteau que prefiro foram as experiências Pré-continente em especial a II. De facto todo o conceito de aldeia submarina com as diferentes estruturas, a casa principal ou estrela-do-mar, a garagem do disco submersível ou o ouriço-do-mar e a estação profunda



Irei encontrar-me com Cousteau no Lado Escuro da Lua!

8 comentários:

  1. Passava uma série documental do Cousteau na televisão. A minha mãe adorava ver, mas eu... ainda não ligava tanto como hoje a esses documentários. Gostava que voltasse a passar, porque agora "conheço" um Nitrox, que me conta histórias de dentro do mar...

    ResponderEliminar
  2. Tenho estado a copiar a série "A Odisseia Submarina" que tinha em VHS para DVD. Não foi a única série dele, tenho uma outra que comprei já em DVD que também está um mimo, só é pena que não tenham mantido a língua original, pois se no VHS até se compreendia no DVD não existe explicação.

    ResponderEliminar
  3. Tanta vez que fiquei agarrado à televisão a ver os programas deste Senhor. Infelizmente a sua descendência não seguiu o mesmo caminho... Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário não tem a ver com este post, mas com outro... Confirma-me só, por favor, se é verdade se os paus de incenso de citronella dão mesmo resultado, confirmas?...

    ResponderEliminar
  5. Olá

    hoje o meu blog é bébé..
    bjhs e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Bonita e merecida homenagem!

    Jinhos

    ResponderEliminar
  7. eu também adoro mar e tudo o que tem a ver com ele... na minha outra vida acho que fui sereia ih ih
    Bom resto de semana

    ResponderEliminar
  8. Bela homenagem, adoro as series do
    Cousteau. Logo também já vou estar junto ao mar...
    Fica bem

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui