sexta-feira, 25 de abril de 2008

Jean Michel Jarre




Magnífico concerto esta noite no Coliseu! 


Um Jean Michel Jarre inesperado, totalmente analógico, todos os instrumentos tinham perto de 30 anos: as mesas de misturas, os instrumentos, nem sequer havia sequencers, nem sintetizadores, não se via um único écran, eram só teclas, cursores e botões. Todos os ritmos eram feitos manualmente pelos músicos (3) que o acompanharam.



Até entrou um Moog, lembram-se deles? Eram o expoente máximo em termos de instrumentos electrónicos, pesando largos kilos.


Depois a ideia genial de colocar um espelho por trás do palco permitindo que toda a gente visse os instrumentos e até pudesse acompanhar o manuseamento dos teclados. MAGNIFICO!


Substituí a playlist por uma feita por mim, que no entanto não está ainda terminada e por agora não vai arrancar automáticamente.

Fiquem Bem Oxigenados, no Lado Escuro da Lua!



6 comentários:

  1. Nunca tive oportunidade de ver o Jean Michel Jarre, confesso que não é o meu ideal de música, mas gostava de ver exactamente pelo que mencionas, acredito que vale bem a pena ver um concerto dele.

    Fica bem e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Jean Michel Jarre... Na altura teve bastante sucesso. Daquele álbum de capa vermelha, do concerto na China, aquela música final, em que se ouvem os clics de uma máquina fotográfica emociona-me imenso. Há muito que não o ouço!

    ResponderEliminar
  3. Micas e Lélé - Mais do que um concerto, foi um momento histórico.

    JMJ para além de ter dado um contributo fundamental para a música, também deu em termos de instrumentos, muito do que hoje é corriqueiro em qualquer banda, foi em grande medida desenvolvido por ele ou para ele.

    O universo musical hoje seria bem diferente se não tivesse existido o álbum Oxigene.

    ResponderEliminar
  4. Jean Michael Jarre è um ícone da música que ficará para sempre na memória daqueles que acompanharam o seu percurso de há mais de 20 anos.
    Ainda tenho gravado em VHS um concerto dado por ele num cais de Londres numa noite tipicamente inglesa, com muito nevoeiro e alguma chuva; este concerto foi acompanhado com uma "explosão" de raios lazer.
    Magnifico.

    Bjt

    ResponderEliminar
  5. Isabel - Também tenho esse concerto em VHS, mas o meu favorito é o de La Defense, em Paris. Especialmente quando na música Calypso, tocada por uma banda usando instrumentos artesanais, aparecem a dançar duas marionetas gigantes. Não consigo encontrar esses concertos em DVD.

    ResponderEliminar
  6. Show Paris La Defense
    http://www.exvagos.es/video/52044-jean-michel-jarre-concert-tolerance-paris-1995-dvd5.html

    Boa sorte.

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui