terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Pro Actividade

Lagoa de Albufeira - 15 de Abril de 2006

"Não há nada mais aterrador que se aceitar-se completamente a si mesmo"
Carl Jung.

Há algumas semanas atrás tive um curso, o primeiro em 11 anos, no serviço. O curso versava sobre auto motivação e pro actividade - psicologia social. O conceito é um pouco assim: temos de ser todos cinzentinhos, retirarmos a nossa personalidade e adoptarmos um comportamento perfeito. Resumindo standartizar as emoções.

Se esse conceito tivesse vigorado desde o princípio da humanidade nunca teríamos tido Mozart, Van Gogh, Picasso, Jim Morrison, Bethoven, Hemingway, Shakespeare, Camões, Roger Waters, David Gilmour, Syd Barret e tantos outros, seriamos uma civilização de merda, uma espécie de formigueiro, sem arte, sem sentimentos.

A senhora até falou muito bem, devemos cultivar os bons sentimentos e deitar fora os maus. Mas sem ódio não há amor, sem preto não há branco, sem dor não há prazer. Não é isso que nos diz os Tao? Onde está o equilíbrio? Onde está o ser humano? Será essa a sociedade ideal? Em que os comportamentos são definidos por decreto? Em que não há malfeitores nem génios?

Experimentem a tirar o pólo norte de um imã, partem ao meio e o que acontece? ficam 2 imãs cada um com pólo norte e pólo sul. O mesmo irá acontecer na nossa sociedade e no próprio ser humano.

Outra situação que me admirou foi a tentativa de moldar os funcionários aos lugares. Que diabo está tudo parvo? Tem forçosamente de ser ao contrário, olhem para uma equipa de futebol, seria a mesma coisa que exigir ao ponta de lança que fosse guarda redes e a este que fosse um médio, etc. Numa equipa de futebol aproveita-se as características dos jogadores e coloca-se os mesmos nas posições onde dão melhor rendimento. Quando isso não acontece a equipa recente-se imediatamente. Nas empresas devia ser assim também, tem de ser a empresa a explorar as potencialidades do empregado e a tirar o melhor partido dele e não o empregado a adaptar-se à posição na empresa.

Em vez de andarem para ai a dar cursos de pro actividade deviam sim ensinar cada um a conhecer-se a si mesmo e a aproveitar plenamente as suas características. Mas isso é assustador? Não é?

Fiquem Bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por mergulhar aqui