sábado, 26 de janeiro de 2008

Às voltas ao mundo

Vou voltar a um tema, já aqui tratado - o Troféu Júlio Verne.

Esse troféu recebeu o nome devido a ter sido atribuído pela 1ª vez a quem conseguisse dar a volta ao mundo em menos de 80 dias sem usar meios aéreos, logo por mar, uma vez que por terra é impossível.

Desde a sua criação esse troféu sempre pertenceu a barcos à vela, e assim se vai manter pois o Earthrace - que é apresentado como o potencial recordista entre os navios a motor tem como objectivo os 60 dias; o troféu Júlio Verne está neste momento em 50 dias!!! e o Groupama 3 já leva 118 milhas de avanço a esse recorde ao fim de 2 dias e meio!!! INCRÍVEL! Bem mas melhor que as palavras só mesmo as imagens desse magnífico trimarã durante a quebra do recorde absoluto de travessia do Atlântico Norte. Respirem fundo e cliquem no «play» é absolutamente de cortar a respiração...



OK! Agora alguns números a velocidade média desse recorde foi de 29.26 nós, num dos periodos de 24 horas foi batida a distancia máxima percorrida por um barco num dia - 794 milhas, a uma velocidade média de 33.08 nós (a título comparativo o mais rápido barco oceânico a motor do mundo apesar de poder atingir 42 nós de velocidade máxima não os pode manter mais do que algumas horas sendo que a velocidade máxima que pode atingir numa travessia oceânica está entre os 24 e os 29 nós). Estimo que a velocidade a que o Groupama se deslocava quando foi feito o filme seria superior a 35 nós!!!

Estes feitos da vela dão que pensar pois nenhum motor é usado, nenhuma poluição é produzida, nem o mais limpo motor do mundo poderá alguma vez rivalizar com a vela em termos ecológicos, então pergunto eu porquê que se continua a apostar num meio de locomoção pouco eficiente, poluidor, caro, barulhento e, o mais importante, sem poesia.

Sim nada no mundo tem a mesma poesia, a mesma beleza, a mesma harmonia, a mesma magia que cruzar os mares à vela. Velejei muito na minha adolescência, mas o momento em que pela primeira vez naveguei num iate e à saída do porto se desligou o motor ficando imersos naqueles sons da água a murmurar no casco e do vento a assobiar nos brandais ficará para sempre na minha memória.

AMO o mar e tudo o que mais gosto nesta vida está lá: mergulhar, velejar, nadar ou simplesmente sentar-me na areia da praia a contemplar o sol a pôr-se para lá das ondas.

Deixo aqui um desafio vejam os outros vídeos que acompanham aquele que coloquei acima, e tenho a certeza que entenderão perfeitamente a minha paixão; chamo a atenção para 3: o nº 7 onde se vê o odómetro marcar os 38.9 nós, o 6º não sendo o Groupama são 5 minutos de pura magia e o 3º da segunda página é retirado, penso eu, da Odisseia Billabong do melhor surf que já vi.

Fiquem Bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por mergulhar aqui