quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Yupii!!!


Depois de exactamente 7 looooongos meses sem mergulhar no mar, eis-me já com as guelras molhadas e com a energia vital reposta. (Não sei porquê lembrei-me agora de uma das minhas BD’s favoritas – NAMOR o principie das profundezas – talvez por também ele após ficar muito tempo sem mergulhar perder as forças).

Asneiras à parte – não ter usado Nitrox foi a maior, ter tentado calçar as barbatanas na água revelou-se também uma grande “iztupideze” – os mergulhos apenas valeram pelo regresso ao meu habitat. O ponto mais negativo no entanto foi a câmara ter decidido, tal como tinha acontecido no River em Janeiro, não colaborar, aqui fica a história.

Depois do 1º mergulho em que o flash externo pura e simplesmente não funcionou obrigando-me a tirar algumas fotos com o interno, que graças à suspensão ficaram a porcaria do costume, no 2º mergulho lá consegui convencer o malfadado flash a colaborar, quer dizer às vezes. Aí surgiu novo problema, vidro da objectiva embaciado, bolas logo agora que eu tinha conseguido convencer o estupor do flash a trabalhar, OK é só esperar uns minutos e ele desembacia. A temperatura da água estava mais baixa do que no River (Sesimbra 26 metros de profundidade) e a descer, dificultando assim o desembaciamento, por fim estava quase, já dava para fazer uns bonecos e o mergulho aproximava-se do termo, não pela falta de ar mas pelo tempo de descompressão (para os entendidos saí com o grupo de pressão T a 18 metros, já na zona cinzenta), agora é que vai ser pensei eu para com os meus velcros (para além de não ter botões no equipamento, é um pouco difícil de falar debaixo de água), puro engano, pisca uma luz vermelha no ecrã avisando que a bateria tinha chegado ao fim! Mesmo com o regulador na boca desatei a dizer impropérios que fizeram corar um polvo que por ali andava. Ainda assim tirei uma foto à âncora da Ponta da Piedade que ficou o nojo que estão a ver devido à falta de energia para o flash.

Mas valeu por ter matado as saudades, já foram muito bons só por isso. Outra coisa que gostei imenso de ver foi a quantidade de gorgónias que forma verdadeiros jardins submarinos e que segundo um dos meus companheiros de mergulho, acabado de chegar do mar vermelho (que inveja) só mesmo lá é que se vêm em maiores quantidades.

Outra consideração que aqui queria deixar é sobre as alterações climáticas. Elas estão mesmo aí, como se não bastasse tudo o que vemos nos telejornais e sentimos na própria pele, no fundo do mar são notórias. E aqui é que reside o maior problema, pois como é do conhecimento geral são os oceanos que servem de reguladores atmosféricos e são eles os principais responsáveis pelo clima terrestre.

Ao contrário do ar cujas condições são muito mais voláteis, no mar as alterações tentem a ocorrer mais lentamente mas nestes últimos anos têm sido bastante grandes, começando pela temperatura da água que ontem era muito baixa tendo em consideração que estamos no Algarve e é Agosto, eu tiritava de frio como nunca a uma profundidadezinha de 16 metros, com um fato semiseco de 6,5 mm, o mesmo que uso para ir ao River a 30 metros de profundidade em Sesimbra! Depois o facto de apesar do vento estar de Noroeste há vários dias a água estar extremamente turva. Para quem não conhece o mar por estas bandas pode não achar nada de especial mas para quem como eu mergulha aqui há quase 30 anos, não deixa de ficar surpreendido com isto. Com estas condições de tempo o mar devia estar com uma visibilidade de 20 metros ou mais em vez de 3 a 5 metros que apanhei ontem.

Já argumentaram comigo que o vento tem tido “saltos” e que não tem sido constante. Até concordo, mas em primeiro lugar esses “saltos” são estranhos, em segundo com esses saltos a água não devia estar tão fria e por fim pergunto se esses “saltos” não serão a consequência do estado do mar?

Por isto volto a apelar que assinem a petição aqui ao lado da “Inconvenient Truth” pois sendo uma iniciativa ecológica que tem como mentor alguém como Al Gore (ex-vice presidente dos EUA, e considerado neste momento como o mais provável próximo presidente) será talvez a que maiores probabilidades tem de ter êxito, para além de que tratando-se de um presidenciavel da nação mais poluidora do planeta só por si terá todo o sentido que todos a apoiem e que tornem deste modo a questão ambiental como o principal ponto em discussão nas próximas eleições americanas.

Não há tempo a perder, as alterações climáticas são irreversíveis, tudo o que podemos neste momento fazer é torná-las mais suaves e menos bruscas, mas é fundamental que o façamos pois a outra opção poderá levar à extinção da raça humana ou mesmo de todos os mamíferos, lembrem-se do que aconteceu com os Dinossauros, criaturas muito mais resistentes do que nós e que foram exterminadas em poucos anos pela alteração do clima do planeta!


Fiquem Bem!

2 comentários:

  1. Ainda bem que conseguiste fazer aquilo que mais gostas e te sentes bem com isso.
    Muitas vezes temos intenções de fazer aquilo que gostamos, mas parece que numca passa das intenções, por um motivo ou outro.

    Aproveita
    beijo

    ResponderEliminar
  2. Eu este verão ainda apenas consegui ir ao mar uma vez. Só a partir de dia 26 é que vou realmente para a praia!! Aí sim vou andar no mar all-day long!!
    Ainda bem que matou saudades do mar. Daquele eterno companheiro . . .

    Até breve . . .

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui