segunda-feira, 28 de maio de 2007

PAREM AS ROTATIVAS

A NOTICIA surgiu hoje eram umas 9 e meia no telejornal da SIC, primeiro em rodapé e depois em video: OS POLICE VÃO VOLTAR A PORTUGAL!!! Setembro no Estádio Nacional. Para mim foi uma dupla surpresa pois não sabia que se tinham voltado a juntar. Gritei e pulei que nem um doido. A minha filha olhava para mim desconfiada, assim como quem diz: "não me digas que ele andou a beber muita água da piscina"!

27 aos depois de ter ficado à porta do estádio do Restelo (e fugido da policia de choque) eis a oportunidade da vingança. Vou começar a contar os dias que faltam para o concerto. As músicas "Roxanne", "Message in a Bottle", "De Do Do, De Da Da Da", "Every Little Thing She Does Is Magic", "Every Bread You Take"! Só para mencionar uma de cada album - "Outlandos d'Amour", "Regatta de Blanc", "Zennyatta Mondatta", "The Ghost On The Machine" e "Synchronicity". Fazem parte do meu imaginário, não sei se hoje seria a mesma pessoa se não tivesse vivido essas músicas!

Apenas outro grupo teve tanta influencia para mim como os Police - adivinharam foram os "Pink Floyd". De uma forma diferente, os Pink traziam a consciência do mundo, faziam pensar e são intemporais. O Police trouxeram a alegria de viver, o prazer, o gosto por desfrutar cada momento da juventude, dançar, cantar... Mais que os Pink, eles ficaram como uma marca da minha juventude, pois "Money", "Another Brick In The Wall", etc acompanharam-me no crescimento até adulto, pelo contrário, "Bring On The Night", "Don´t Stand So Close To Me", etc ficaram lá naqueles anos loucos. Uns e outros eram uma espécie de Yin e Yang da música: longe de serem antagonistas, completavam-se, um era a noite e o outro o dia.

Entre 1978 e 1984 os 3 louros eram O GRUPO, o delírio das criancinhas. Toda a gente os cantava e idolatrava; chamaram-lhes os novos Beatles. Foram o icone da minha geração, a sua popularidade só teve paralelo nos Pink Floyd, nos Queen, nos Beatles e, recentemente, nos U2. Sting, Copeland e Summers reinaram nos palcos, nas pistas de dança (naquele tempo passavam música nas discotecas), nas tabelas e nas rádios. Foram de facto a banda que marcou a passagem da década de 70 para a de 80. Sting o vocalista e principal criativo foi e é uma das figuras incontornáveis da música dos secúlos XX e XXI! Foram premiados com 6 Grammys e 2 Brit Awards, isto numa altura em que era quase heróico conquistar um destes prémios.

Estou "Walking on the Moon", ouço "Voices Inside My Head", vejo "Spirits In The Material World", quando eles se separaram disse "Can't Stand Loosing You" e fiquei com um "Hole In My Life" e pensei "When the World Is Running Down, You Make the Best of What's Still Around", mas agora esta noticia "Driven To Tears" todos aqueles que, como eu, viveram intensamente esses anos, especialmente aqueles que os atravessaram na adolescência, sinto-me um "Canary in a Coalmine". Bombs Away!

17 comentários:

  1. Os seus comentários não são benvindos nos meus blogues, nos da minha família, e muito menos nos da minha filha.
    Bom dia.

    ResponderEliminar
  2. Também para mim, os Police foram importantes, bons anos esses de 84...Eu já tenho bilhetes ;) dia 13/10 lá estarei em Dusseldorf.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente não me lembro o que escrevi no comentário ao blog da filha do Sr. pintoribeiro (ontem estava bastante feliz, como podem ver neste post, e desatei a escrever a torto e a direito, visitei mais de uma dezena de blogues, daí não me lembrar precisamente do que escrevi em cada um deles). Como todos os que me visitam e que eu visito regularmente sabem nunca fui ofensivo nem malcriado com ninguém.

    Os blogues da Kinha e da Sónia eram dos mais antigos na minha lista de mergulhos, visitei-os durante mais de um ano, nunca tive qualquer comentário negativo da parte delas, pelo contrário sempre tiveram para mim palavras simpáticas, apesar de haver já bastante tempo que não trocamos comentários, fruto pela minha parte das vicissitudes que já aqui referi noutros posts.


    Aliás nem sequer é patente que tal atitude se deve ao conteúdo do meu comentário ou se haverá qualquer outra razão (que também desconheço em absoluto). Não sei se irei lá tentar desfazer o malentendido (se é que o houve) pois não nutro qualquer tipo de simpatia por pessoas que têm estes comportamentos.Por outro lado não gosto de fazer juízos sobre ninguém. E seguramente não quero tomar atitudes como esta que acho absolutamente condenável. É um assunto a ponderar.

    Deixo aqui os comentários, pois estando de consciencia tranquila nada tenho a esconder. As atitudes ficam com quem as tomam.

    ResponderEliminar
  4. Se ainda fosse o Sting, agora os Police... ;)

    ResponderEliminar
  5. Por mim, igual " nick qualquer coisa ". É precisamente por não gostar de si e de pessoas como você. Também estou de consciência tranquila, ando por cá, certamente, há mais tempo que você, e tenho o direito, como você também o terá, a só querer nos meus blogues quem quero, bem como a dar-me, só, com quem quero. As suas apreciações não me perturbam. Passe bem. Assunto encerrado.

    ResponderEliminar
  6. Desculpa estes diálogos que li antes de comentar o post são uma brincadeira?! Só podem...

    Bem, deixa-me continuar ao que vim.
    Fiquei feliz com a notícia do retorno dos Police. Foram bandas, tal como os Pink Floyd, os Supertrump, etc, que marcaram gerações. Não devo ter hipóteses de os ir ver mas, de certeza, que vou acompanhar a estada deles no nosso país.
    Quanto à Micas: SORTUDA!!!!!!!

    Bjt

    ResponderEliminar
  7. ora aí está 1 concerto q nao queria perder1

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente os diálogos de cima não são brincadeira. Acabei por me lembrar qual foi a afronta tão grande que escrevi, para além de elogiar a foto, referi que o texto lembrava um Koan Zen-budista! Tão sómente isto! Não percebia nada até visitar o site do dito sr.
    Aí fez-se luz e compreendi a razão porque se sentiu tão profundamente ofendido.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia... é a primeira vez que aqui venho e tenho uma estreia em grande. Também gosto imenso de Police. Quando eu nasci - nos idos anos de 83 - eles deixaram-se de músicas. Fiquei triste por não ter "chegado" a tempo de assistir ao seu auge. Anos mais tarde, ei-los de regresso.

    Estou feliz... Bjo

    ResponderEliminar
  10. Os Police são um grupo repleto de recordações. Os Pink Floyd são o expoente máximo da música rock. Só os Tangerine Dream têm um impacto tão profundo para mim como os Pink Floyd, embora, neste caso, o rock dá lugar ao elctrónico. Tanto os Pink como os TD criaram novos sons, texturas, e modos de estar na música e dificilmente serão ultrapassados nos seus géneros.
    Os Police faz parte daquelas grupos, cuja música fez parte da nossa juventude, a nível de pop, mas não com a intensidade musical e mensageira que os Pink.
    Grande Abraço e desculpa a ausência...

    ResponderEliminar
  11. 13 /10?
    Uma boa data para ir a 1 concerto!
    Se bem que...quando o Sting canatr a Roooooooooxane...acho que vou tapar os ouvidos, porque não gosto mesmo dessa música em particular...

    Boa dica, darkside!

    Jinhos

    ResponderEliminar
  12. Conheço melhor o Sting a solo

    ResponderEliminar
  13. Não tenho conhecimento de grande parte das músicas de The Police. Talvez por não ser da geração em que eles eram famosos.

    Até breve . . .

    ResponderEliminar
  14. Apesar de andar um pouco ausente, passei para desejar-vos um óptimo fim de semana.

    Bjt

    ResponderEliminar
  15. P. S. Adoro os comentários do «béu-béu»... canídeos nazis paranóicos e impotentes dão sempre bons palhaços: a mim divertem-me!

    ResponderEliminar
  16. Sou solidária contigo a partir do momento que visitei o Blog do asqueroso "SR." pinto ribeiro, ou será pinto da costa? Sim porque percebi que o gajo é do norte só podia!

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui