quarta-feira, 2 de maio de 2007

Inspiração




Como devem ter notado, tenho andado sem inspiração para escrever. Já lá vão longos meses sem mergulhar, o curso de Rescue Diver está parado, tudo isto fruto da coluna. Tenho compensado fazendo longas caminhadas até e pela praia, ainda ontem lá estive, mas estar no fundo do mar é entrar num outro mundo, numa outra dimensão.

Por outro lado, a mulher e a filhota já estão operacionais e essa preocupação também já se desvaneceu. E como ontem ainda deu para dar um mergulho e brincar um pouco nas ondas; mas à tarde veio aquele temporal, o clima está deveras estranho - uma manhã de verão e uma tarde de inverno. Daí que já me sinto algo mais liberto para escrever umas linhas.

No Domingo sentei-me na areia a olhar as ondas e a meditar um pouco, depois realizei umas posições de Yoga destinadas a melhorar a eficiência respiratória por forma a reduzir o consumo de ar, permitindo que as garrafas de mergulho durem mais tempo. Isto trouxe-me alguma paz, embora uma série de acontecimentos me tivessem deixado taciturno o resto do dia.

Mas ontem as coisas já correram muito melhor. Comecei pelo Yoga, seguidamente tentei lembrar-me dos movimentos de Tai-Chi e lá consegui fazer qualquer coisa e por fim o momento de meditação, aqui dei por mim a sincronizar a respiração com as ondas. Inspirar enquanto uma onda se vai formando, para expirar quando ela rebenta. Fiquei sincronizado com o Oceano e durante vários minutos nada mais me toldou o espírito.

Em poucos segundos comecei a encontrar as ondas certas e a sintonia foi rapidamente estabelecida, depois era apenas uma questão de ir buscar a onda certa a cada ciclo da respiração. É impossível descrever aqui a sensação que me assolou. Uma paz enorme invadiu a minha alma. A cada inspiração era como que a energia do mar inundasse os meus pulmões e, passando para a corrente sanguínea, percorresse todo o meu corpo. Senti a mente abrir-se e tocar a espuma das ondas, numa espécie de clarividência. Acho que posso afirmar que entrei num estado modificado de consciencia.

Já tinha exprimentado entrar em EMC, mas nas outras ocasiões tais incursões tinham sido conduzidas por um professor, na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa, e tal sucedia durante a prática de Chi-Kung, após algum tempo consegui usar essa técnica em qualquer lugar, depois, devido às muitas alterações que a minha vida sofreu neste últimos 6 anos, entre as quais o afastamento do curso e o aumento das preocupações económicas, afastei-me dessa prática. Seja como for a sensação que exprimentei ontem foi completamente diferente dessas.

No Chi-Kung uma luz dourada cegava-me e tinha a sensação de que saía do meu corpo, como se estivesse a ver de cima para baixo, i.e. conseguia perceber quem estava atrás de mim e o que estava a fazer. Ali senti-me como se eu próprio não existisse, que era a espuma das ondas que se desfazia, dissolvendo-se no mar e no vento. Eu era o onda que crescia até começar a quebrar acabando a acariciar suavemente a areia, subindo até ao Yang para depois descer ao Yin, mantendo a harmonia e o equilibrio do Universo. Vislubrei que o Universo é como as ondas sempre em movimento sinosoidal, em que ao atingir o Yang segue-se uma descida até ao Yin, assim com o dia avança até ao Sol atingir o zénite - o Yang - ao meio-dia para descer até ao Yin da meia-noite, voltando a subir num ritmo perpétuo. Assim todo o Universo pulsa, e acredito que durante aqueles minutos senti o seu pulsar.

Na próxima vez que estiverem junto ao mar, tirem os headphones, desliguem a música, tentem isolar-se um pouco e sentem-se a contemplar o mar, a tentar sincronizar a vossa respiração com a dele e a escutá-lo atentamente, talvez também consigam sentir tudo o que lhes tento descrever.


Fiquem Bem!

9 comentários:

  1. Belo post. Fiquei fascinado.
    Vou tentar fazer o que recomenda!

    Até breve . . .

    ResponderEliminar
  2. Beijoka e resto de boa semana

    ResponderEliminar
  3. Eu costumo espairecer com o som do mar, especialmente no Guincho, onde é mais violento, mas confesso que fiquei com uma vontade imensa de experimentar esse tipo de meditação.

    Um grande RAUF para ti!

    PS: para quem não estava com inspiração... ;)

    ResponderEliminar
  4. Para mim, terminar uma semana de trabalho, em beleza, é sair da escola e dirigir-me à praia que fica a cerca de 10 Km; contemplar o mar, dar um passeio ou, se o tempo não o permitir, ficar ali numa esplanada, coberta, e ouvir o que o mar tem para me dizer...
    Isto, sempre, acompanhada pelo meu marido, pois é ele que me vai buscar à sexta-feira.

    Fico contente pelas duas meninas da casa já estarem restabelecidas e, agora,rápidas melhoras para, em breve, restabelecedores mergulhos.

    Até breve.

    ResponderEliminar
  5. Bom resto de domingo e boa semana . . .

    ResponderEliminar
  6. Caro Dark:

    Que saudades tinha de vir aqui a este espaço de paz azul, onde toda a harmonia do Universo se concentra no marulhar azul das tuas palavras! Que saudade!
    Deixei de ter tempo para visitar os
    meus bloggers amigos, deixei de ter
    tempo para postar no meu próprio blog, deixei de ter tempo para mim... De um ano para o outro tudo
    mudou de forma radical! Às vezes, tenho a sensação de não ser a única
    a passar por isto, o que só me exaspera ainda mais: avoluma-se o vazio. Será que este pulsar do Universo, com o qual nos podemos sintonizar se quisermos, tem um paralelo na sincronia que criamos uns com os outros com base nas afinidades e na amizade, dando origem a uma tendência ou a uma sintonia global? Cada vez me convenço mais de que assim é. E, se por um lado, é esta uma perspectiva animadora, na medida em que permitirá à humanidade gerar correntes de mudança, por outro, o criar sintonia nas negatividades da vida pode ser uma ameaça à evolução.
    De qualquer forma, e pela parte que me toca, vou tentar seguir o teu exemplo, arranjar um tempinho para mim, sintonizar-me com o pulsar da Natureza, voltar a meditar... e voltar também a visitar mais assiduamente os meus queridos blogues amigos.
    Mais uma vez foi muito importante para mim vir até aqui.
    E por isso mesmo foste por mim nomeado como um dos blogues que mais me faz pensar, respondendo assim a um desafio que me foi proposto pelo Amigo Jorge Moreira.
    Se quiseres aceitar o desafio de nomear cinco ou sete blogues, passa pelo meu para copiar o selo
    do "Thinking Blogger".
    Gostei muito desta visita e estimo a continuação do vosso rápido restabelecimento.

    Um abraço. Até breve!

    ResponderEliminar
  7. Então para quando o regresso?!
    Sinto a falta daquele azul profundo que nos alimenta a alma...

    Bjt

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pela visita! Já sentia a sua falta lá pelo meu cantinho!

    Até breve . . .

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui