domingo, 10 de dezembro de 2006

Marés

Tinha prometido que viria responder a outro desafio este fim-de-semana, mas premonitóriamente escrevi "(isto se não me aparecer outra complicação)", pois bem como já todos devem ter visto nos telejornais, o cordão dunar da Costa de Caparica esteve prestes a ceder este fim-de-semana.

Contactado pela Protecção civil, lá arranquei de Pick-up com os meus camaradas da Associação de Comandos, a cada maré cheia lá estavamos de olhos postos nas dunas e no mar e com o coração nas mãos.

Foi por um triz que a duna não cedeu e se por agora está seguro, daqui a 2 semanas se com as marés vivas vier levante, aí tenho muitas dúvidas que aguentem.

O relato dos acontecimentos é retirado de http://comandos-almada.blogspot.com.

"A Operação Dunas foi iniciada imediatamente ao contacto do Coordenador da Protecção Civil de Almada e na tarde de Sexta-feira foi imediatamente deslocada para o local 1 viatura com 3 camaradas de modo a estabelecer uma acção de vigilância ao avanço do mar. Passada a preia-mar ficou definido um novo rendez-vous às 3:30 da manhã para acompanhar a preia-mar da noite, tendo no Sábado sido convocados 7 camaradas e 3 viaturas que se desdobraram entre vigilância e sensibilização dos curiosos no sentido de não se colocarem em situação de risco.

Esta acção foi de uma maneira geral bem aceite se bem que aqui e ali com episódios de alguma animosidade tendo mesmo chegado ao ponto de ser necessário a intervenção das forças da ordem. Incrivelmente as pessoas por puro voyeurismo não hesitam em colocar a sua vida em risco, mesmo sabendo que em caso de acidente alguém mais terá de se arriscar para os ir salvar insistem que têm cuidado e que nada irá acontecer.


Felizmente nada aconteceu e tudo terminou em bem, pelo menos até às 9:00 da manhã de Domingo, hora em que fomos desmobilizados. As dunas aguentaram o avanço do mar tão sómente por ter diminuido a intensidade da ondulação, pois durante a madrugada de Sábado chegou a temer-se que elas cedessem durante essa maré, e não houve qualquer acidente a lamentar.


No entanto ficou bem patente que urge definir o estatuto do serviço voluntário, nomeadamente concedendo maior autoridade aos intervenientes, de resto a coordenação e articulação das equipas de voluntários da Associação e a Protecção Civil, Bombeiros e Autoridades foi, para dizer o mínimo, eficaz. Cabe-nos agradecer a todos os intervenientes e garantir que a resposta a toda e qualquer solicitação da Protecção Civil terá como resposta: MAMA SUME!

Fiquem Bem!

5 comentários:

  1. Inalteço este tipo de voluntarismo, principalmente pq esse bocadinho de praia que outrora serviu de tempo de férias na minha infância e agora está a desaparecer a olhos vistos! É com profundo desgosto que vejo essa praia(Inatel) a desmoronar-se e a engolido pela fúria das ondas do meu querido mar! Fenómenos naturais, compreendo, mas não deixo de lamentar! Aí faltou a Mão do Homem que poderia ter evitado esta "catástrofe" e criar recursos de modo a proteger esta costa! Lamento! Agora é tarde! Bem Haja pessoas como tu!

    ResponderEliminar
  2. É o típico voyeurismo portuga, que insiste em estar em cima do acontecimento, mesmo este estando a arder!

    ResponderEliminar
  3. Qualquer tipo de voluntariado está de parabéns.
    É bom adormecermos sabendo que ajudámos alguém ou defendemos uma causa.
    E vão duas partilhas: Paixão pelo Mar e ajuda ao próximo.Bem hajas!

    ResponderEliminar
  4. o Pai Natal passou pelo meu blog e pergunta que prenda queres.
    beijos MDB

    ResponderEliminar
  5. O homem não sabe respeitar a natureza e o resultado é a natureza pregar uma lição ao homem...
    Aproveito para te deixar um beijinho com votos de um Natal muito Feliz para ti e todos os teus, e que 2007 te traga tudo o que mais desejares...

    ResponderEliminar

Obrigado por mergulhar aqui